metropoles.com

Eliana critica pesquisas eleitorais e aumenta ritmo de campanha no DF

Em segundo lugar nas sondagens, mas seguida de perto por Rollemberg e Rosso, candidata do Pros acredita que irá passar do primeiro turno

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Eliana Pedrosa
1 de 1 Eliana Pedrosa - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Eliana Pedrosa (Pros) iniciou o último dia de campanha do primeiro turno em Brazlândia. Neste sábado (6/10), acompanhada do postulante ao Senado Federal Juiz Everardo (PMN) e de cabos eleitorais, a buritizável distribuiu santinhos e pediu votos aos moradores e comerciantes da região.

Em segundo lugar nas pesquisas eleitorais, mas seguida de perto por Rodrigo Rollemberg (PSB) e Rogério Rosso (PSD), Eliana está confiante de que irá para o próximo turno. “Vamos continuar com força total. Tenho dormido pouco e não me alimentado tão bem porque o tempo é limitado, mas vou tirar um tempo para recuperar depois que acabarem as eleições”, afirmou.

Ainda assim, a ex-deputada distrital criticou o resultado dos levantamentos. “Eles não estão refletindo exatamente o que vemos nas ruas. Acho que algumas pessoas têm acesso onde estão sendo feitas essas pesquisas e manda cabos eleitorais para lá”, disse.

Durante visita à Feira de Ceilândia, a candidata disse ao Metrópoles “ter grande expectativa” de que passará para o segundo turno (veja vídeo abaixo). “É esperança e trabalho. Temos muita pessoas que estão nos apoiando, dando muito carinho e isso que faz a gente ficar muito feliz”, disse antes de seguir com a agenda para a cidade Estrutural.


Levantamento do Datafolha divulgado na noite de quinta-feira (4) mostra que Ibaneis Rocha (MDB) está em primeiro lugar, com 32% das intenções de votos ao GDF. Logo atrás, vêm: Eliana, com 14%; Rollemberg, com 11%; Rosso, com 10%. Como a margem de erro é de três pontos percentuais, os últimos três estão tecnicamente empatados.

Promessas
Em Brazlândia, a candidata ouviu as demandas da população e apresentou suas propostas. José Marcos Moreira, 57 anos, reclamou sobre a área da saúde. “Precisei fazer uma cirurgia e tive de ir a um hospital particular em Alto Paraíso porque aqui só atendem emergência e olhe lá. Não peço apenas por mim, mas principalmente por aquelas pessoas que não têm condições de pagar”, pontuou.

Eliana prometeu priorizar a saúde, sobretudo o atendimento ambulatorial. “Também vamos acabar com a forma que a regionalização está sendo feita. Tanto a saúde quanto a segurança migraram somente para Ceilândia, mas aqui também é preciso investir nessas áreas”, ressaltou.

A candidata propôs construir escolas e creches e disse que também vai apostar na melhoria do transporte público da cidade. “Com as mudanças na integração, o tempo de espera aumentou muito, cerca de 50 minutos. É a cidade mais longe do centro de Brasília, então temos de mudar essa realidade”, comentou.

3 imagens
1 de 3

André Borges/Especial para o Metrópoles
2 de 3

André Borges/Especial para o Metrópoles
3 de 3

André Borges/Especial para o Metrópoles

Últimos momentos
Em seguida, Eliana foi à Feira da Ceilândia pedir os últimos votos dos brasilienses. Novamente, a buritizável ressaltou que vai investir na saúde da região. “É sem dúvida a principal reclamação. Vamos priorizar os atendimentos nos hospitais”, disse.

Francisco Eldo, 58 anos, criticou a precariedade dos serviços públicos. “Moro aqui desde criança e sempre foi assim. Na UPA não tem um clínico. Meus filhos estudaram a vida inteira em colégio particular porque a educação pública não é boa. Decidi meu voto na reta final porque está muito difícil de escolher”, reclamou o aposentado.

Para as feiras da cidade, a candidata disse que é preciso investir na infraestrutura. “Tem algumas que precisam de reformas nos banheiros, telhados ou piso. Outra reclamação é o aumento nas taxas de ocupação dos feirantes. Precisamos analisar isso para reduzirmos”, comentou. Ela ainda fará uma caminhada pela Estrutural no fim da tarde.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?