metropoles.com

Eleitores do DF votarão em apenas 1 conselheiro tutelar. Antes, eram 5

Mudança foi aprovada na Câmara Legislativa. Mandato do cargo é de quatro anos. Próximas eleições devem ocorrer em outubro de 2019

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pedro Ventura/Metrópoles
conselhos tutelares
1 de 1 conselhos tutelares - Foto: Pedro Ventura/Metrópoles

Os deputados distritais aprovaram, nesta terça-feira (12/3), o projeto de lei que modifica as regras para as eleições e a escolha dos futuros conselheiros tutelares do Distrito Federal.

Para o próximo pleito, que deve ocorrer em outubro deste ano, cada eleitor só poderá indicar um único candidato – antes, eram cinco. Segundo o texto, ficou mantida a condição de experiência para ocupar o cargo. A bancada evangélica tentou, sem sucesso, derrubar o requisito.

O acordo inicial era para que os deputados não apresentassem emendas. Porém, a bancada evangélica tentou inserir no projeto um artigo que daria poder às igrejas para atestar a experiência dos futuros conselheiros. A emenda acabou sendo recusada nas comissões antes da votação em plenário. Agora, o texto segue para sanção do governador Ibaneis Rocha (MDB).

As regras atuais preveem, entre outras medidas, que os conselheiros tenham idoneidade moral comprovada, mais de 21 anos e residam na cidade onde estão concorrendo ao cargo. Com a nova lei, o GDF poderá instituir outras exigências na fase de regulamentação.

As últimas eleições ocorreram em 4 de outubro de 2015. Além dos 200 titulares, foram escolhidos 400 suplentes, que assumem em casos de vacâncias. O mandato é de quatro anos, com possibilidade de uma reeleição.

A Casa aprovou, ainda, duas propostas voltadas para as mulheres. O deputado Hermeto (MDB) aprovou seu primeiro projeto de lei, instituindo o Dia da Policial Feminina, em 1º de julho.

Eduardo Pedrosa (PTC) também conseguiu aprovar texto que garante premiações, nos mesmos valores, para homens e mulheres em competições esportivas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?