metropoles.com

Eleições no DF: 7.719 urnas e 33 mil pessoas envolvidas

Magistrados apresentaram dados sobre o trabalho de fiscalização do TRE-DF e segurança dos equipamentos eleitorais para o pleito deste ano

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
TRE-DF
1 de 1 TRE-DF - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Visando dar transparência às eleições de 2018 e orientar a cobertura do pleito no Distrito Federal, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF) promoveu, nesta terça-feira (11/9), o “Encontro com a Imprensa”. Entre os pontos abordados no evento estão as propagandas irregulares, a segurança nas urnas e as doações de campanha.

“Temos na imprensa um grande parceiro para que essas eleições sejam realizadas de forma transparente e justa”, disse a presidente do TRE-DF, desembargadora Carmelita Brasil, na abertura do encontro.

De acordo com os dados apresentados pela corte local, o DF contará com 7.719 urnas, somadas as reservas, sendo disponível uma por seção eleitoral. Elas serão manuseadas por 33 mil pessoas envolvidas no processo, entre servidores, voluntários e convocados a trabalharem no pleito.

A fiscalização dos equipamentos será feita por juízes eleitorais em duas oportunidades: na primeira, três urnas serão sorteadas e retiradas das seções. Elas serão levadas à sede do TRE-DF e certificadas. Na segunda etapa ocorrerá a um novo sorteio de três unidades. Os servidores farão uma votação paralela em cédulas de papel para comparar com o resultado desses aparelhos eletrônicos.

“É um verdadeiro milagre a realização das eleições, principalmente por conta dos servidores. Eles são treinados para realizar esse grande evento”, declarou Carmelita Brasil.

Justificativa
Neste ano, o TRE-DF permitirá a justificativa do voto nas zonas eleitorais em situações específicas. Segundo o coordenador de planejamento do tribunal, Marcello Souto, pessoas com deficiência, mobilidade reduzida ou com mais de 60 anos e as gestantes poderão justificar em qualquer seção eleitoral. “Mas eles têm o prazo de até 60 dias após o pleito”, explicou.

Quem está cadastrado para o “voto em trânsito” poderá justificar no Centro Universitário Iesb.

Para os outros casos haverá centros de recepção no Estádio Nacional Mané Garrincha e no Aeroporto Internacional de Brasília. “No DF, optamos por mesas de justificativa em locais específicos e colocamos algumas exceções”, explicou Souto.

Hugo Barreto/Metrópoles

O TRE-DF lembrou, também, que a ordem de votação mudou. Primeiro, na urna, o eleitor deverá escolher o deputado federal e depois o distrital. Em seguida, será a vez dos dois candidatos ao Senado e do governador, finalizando com o presidente.

Inteligência
A segurança das urnas eletrônicas são feitas por duas mídias, uma espécie de pen-drive e um flash card — que contêm os mesmos dados para o caso de falha em um deles. De acordo com o secretário de Tecnologia e Informática do TRE-DF, Ricardo Negrão, não há como violar os equipamentos. Ele diz que as pessoas envolvidas no processo, desde o recebimento dos votos até a transmissão dos resultados, não se conhecem.

De acordo com Negrão, os dados são criptografados e possuem assinatura digital. Se houver alguma mudança, a mídia deixa de funcionar. Serão mais de 500 pontos de transmissão, em escolas, com uso de canal de rede exclusivo do tribunal.

“Um hacker poderia invadir o sistema, mas ele levaria uns 20 anos, já que a nossa transmissão é muito rápida”, disse o secretário. Segundo Negrão, os equipamentos não são ligados a nenhuma rede wi-fi. “Ele precisaria abrir a urna com chave de fenda e ainda passar pelo mesário e o presidente da seção.”

Fake news
Por fim, o juiz eleitoral da Comissão de Fiscalização do TRE-DF Pedro Yung-Tay defendeu a fiscalização tanto das campanhas quanto das informações vinculadas. “Precisamos da imprensa para divulgar a notícia, que nem sempre é tão boa, mas que dá credibilidade para o nosso trabalho”, concluiu.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?