metropoles.com

Eleições fazem base de Rollemberg definhar na Câmara Legislativa

Com saída do PRB da base governista, número de aliados no Legislativo local cai para apenas seis distritais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Felipe Menezes/Metrópoles
Brasília (DF), 01/02/2017 Volta Câmara Legislativa do Distrito FederalLocal: Câmara Legislativa do Distrito Federal, Praça Municipal – Quadra 2 – Lote 5 Foto: Felipe Menezes/Metrópoles
1 de 1 Brasília (DF), 01/02/2017 Volta Câmara Legislativa do Distrito FederalLocal: Câmara Legislativa do Distrito Federal, Praça Municipal – Quadra 2 – Lote 5 Foto: Felipe Menezes/Metrópoles - Foto: Felipe Menezes/Metrópoles

A dança de cadeiras das trocas partidárias, que se encerrou no sábado passado (7/4), causou o enfraquecimento do governador Rodrigo Rollemberg (PSB) na Câmara Legislativa. Depois do anúncio de que o PRB dos ex-líderes de governo na CLDF Julio Cesar e Rodrigo Delmasso deixou a base, o chefe do Executivo terá, ao menos por ora, apenas seis aliados entre os 24 distritais: Agaciel Maia (PR), Juarezão (PSB), Luzia de Paula (PSB), Professor Israel Batista (PV), Lira (PHS) e Telma Rufino (Pros).

O número nem de longe dá ao socialista poder de barganha em votações a menos de oito meses do fim do atual mandato, o que também pode representar enfraquecimento nas urnas.

O desembarque ocorre no momento em que o governador tenta reverter a baixa aprovação perante o eleitorado, que acabou se refletindo no apoio dentro da Casa. Sem a certeza de que Rollemberg conseguirá se reeleger, partidos aliados começam a se afastar e buscar alternativas eleitorais.

Mesmo legendas que estão ao lado de Rollemberg se mostram divididas entre seus deputados. O Pros conta com duas distritais no Legislativo local. Telma Rufino é presidente da Comissão de Assuntos Fundiários (CAF) e tem tocado projetos importantes, como o Código de Obras – aprovado na última semana – e a Lei de Uso e Ocupação do Solo (Luos), ambos de interesse do Buriti. Por outro lado, Liliane Roriz se declara independente. Ambas têm o aval do partido para manterem as posições.

Outro partido que está com o pé quase fora da base é o PR, de Agaciel – principal nome da articulação do GDF na Câmara. O líder do governo está na mesma sigla de Jofran Frejat, pré-candidato ao Buriti e, portanto, rival de Rollemberg nas urnas. Com isso, a saída do republicano é questão de tempo.

Cegos no tiroteio
Fiéis até o momento, Lira e Israel Batista ainda esperam seus partidos decidirem os próprios rumos. As siglas não fecharam questão sobre se deixam ou não o GDF nem se estarão com Rollemberg nas urnas. A questão é que o flerte com outras forças políticas também deve afastá-los do governador na Câmara Legislativa até o meio deste ano.

Restariam apenas dois nomes na base de Rollemberg: os colegas de PSB Juarezão e Luzia de Paula. A eles caberia as vezes de líderes do governo e articuladores para que pautas de interesse do GDF fossem aprovadas. Isso inclui a Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO), no final deste primeiro semestre, e a Lei Orçamentária Anual (LOA), em dezembro. Ambas devem chamar a atenção, especialmente do funcionalismo público, que aguarda reajuste salarial desde 2015.

Para o analista político do Instituto Lampião-Reflexões e Análises da Conjuntura Melillo Dinis, a situação de Rollemberg na CLDF é delicada. “Antigos aliados de Rollemberg têm evitado associar a própria imagem à do governador porque não acreditam na viabilidade eleitoral dele. Além do mais, acreditam que, nas eleições para os cargos proporcionais, terão melhor condição se concorrem em coligações com mais chances”, afirma.

O especialista acredita que, com menos força no parlamento, o GDF terá que ceder mais em futuras negociações para conseguir aprovar projetos de interesse do Buriti. “Os deputados sabem que a situação do governo na Câmara Legislativa se fragilizou. Com isso, a tendência é de que tenham mais força para barganhar na hora de votar propostas em plenário”, aposta Dinis.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?