metropoles.com

“É uma questão de justiça”, diz Rollemberg sobre fim dos supersalários

Na terça (7), o GDF enviou proposta de emenda à Lei Orgânica à Câmara Legislativa estabelecendo teto para os funcionários das estatais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Rollemberg
1 de 1 Rollemberg - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Dois anos após assumir o comando do Palácio do Buriti, o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) se mostra agora disposto a colocar um ponto final da farra dos supersalários nas estatais do Governo do Distrito Federal. Ele afirmou, nesta quarta-feira (8/3), que acredita na aprovação da proposta de emenda à Lei Orgânica estabelecendo o teto salarial para os funcionários de empresas como a Terracap, Caesb e CEB pelos deputados distritais.

“Essa é uma questão de justiça. Nós não podemos ter, num momento em que todos estão fazendo sacrifícios, servidores que recebam muito acima do teto. A minha convicção é a de que nós iremos aprovar isso na Câmara, sim”, disse Rollemberg.

Na terça-feira (7), o secretário-chefe da Casa Civil, Sérgio Sampaio, detalhou o projeto que estende o teto do funcionalismo público às empresas estatais, que foi enviado ao Legislativo. No DF, o teto equivale ao salário de um desembargador do Tribunal de Justiça do DF, atualmente R$ 30,4 mil.

Os supersalários pagos por empresas públicas do GDF passaram a ser divulgados em janeiro de 2017, por recomendação da Controladoria-Geral do Distrito Federal. Desde que a caixa-preta foi aberta, revelou-se que em empresas como a CEB há funcionários que podem ganhar mais de R$ 100 mil em um só mês.

Emenda
Como tramita em regime de urgência, o projeto terá prazo de até 45 dias para ser votado no plenário da Casa. Segundo o regimento da Câmara, por se tratar de uma mudança da Lei Orgânica, é preciso que seja formada uma Comissão Especial de Análise de Proposta à Emenda Orgânica (Cepelo). O colegiado tem caráter temporário e a indicação de dois membros de cada um dos blocos da Câmara Legislativa, com um total de sete integrantes.

A proposta de Rollemberg não é nova. Em 2013, uma com teor parecido foi apresentada pela deputada Celina Leão (PPS), principal opositora do socialista na Câmara. O projeto não avançou. De acordo com o governo, assim que for aprovada, a medida pode resultar em redução de tarifas de água e luz. Por outro lado, os servidores das empresas ameaçam recorrer à Justiça.

 

 

 

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?