metropoles.com

“É uma pessoa em quem confio”, diz Ibaneis sobre Cristiano Araújo

Governador indicou o ex-distrital, réu em dois processos, para a Diretoria de Administração do Metrô-DF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
cristiano araújo
1 de 1 cristiano araújo - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O governador Ibaneis Rocha (MDB) justificou nesta quarta-feira (9/1) a indicação do ex-deputado Cristiano Araújo (PSD), revelada pelo Metrópoles, para a Diretoria de Administração da Companhia do Metropolitano do DF (Metrô-DF): “É uma pessoa que eu confio. Eu estive olhando o processo dele e vai na linha de outros que foram absolvidos. Não tem condenação ainda. No momento que tiver a gente reavalia. Mas eu conheço bem de processo, conversei com os advogados e me senti tranquilo”.

Araújo é o quarto distrital derrotado nas urnas em outubro de 2018 acomodado pelo emedebista no GDF. Também conseguiram cargos na estrutura do governo local os ex-deputados Wellington Luiz (MDB), que comanda a Codhab; Raimundo Ribeiro (MDB), na diretoria da Adasa; e Bispo Renato (PR), que ficará na articulação política com a Câmara Legislativa.

Cristiano Araújo é réu por corrupção passiva no processo decorrente da Operação Drácon, que investiga recebimento de propina por parte dos distritais em troca de liberação de emendas parlamentares para a área de saúde.

Ele também responde por improbidade administrativa em suposto esquema na Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF). De acordo com denúncia do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), teria havido fraude em processo seletivo em 2012, quando ele era secretário de Ciência e Tecnologia, para atender interesses particulares e contemplar bolsistas com indicação política.

Questionado se o fato de Cristiano Araújo não ter sido reeleito indica uma insatisfação da população com o político, o chefe do Executivo foi categórico: “Têm pessoas na Câmara Legislativa que tiveram menos votos e estão lá. Temos que parar de enganar as pessoas. Quando você permite coligações há pessoas que não foram bem votadas que chegam nos cargos. Não acho que ele foi rejeitado”.

 

O ex-distrital compõe a lista de cinco nomes apontados pelo chefe do Executivo local para a cúpula do Metrô. O presidente será Handerson Cabral Ribeiro. Nas empresas públicas, o governador indica a diretoria, mas a decisão final precisa ser referendada pelo Conselho de Administração, que representa o órgão e seus acionistas, conforme explicou a assessoria de imprensa da companhia. Se o nome de Cristiano Araújo for aprovado, ele passará a receber salário de R$ 14.925,09, mais benefícios.

 

Reprodução
Documento em que Ibaneis indica nova diretoria do Metrô-DF

 

 

MPDFT de olho
Esta é a segunda vez que Ibaneis sugere um ex-deputado distrital para o alto escalão do Metrô-DF. O emedebista havia anunciado o ex-parlamentar Wellington Luiz (MDB) para a presidência, mas recuou após recomendação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

O órgão ressaltou que a Lei Federal nº 13.303/16 proíbe a nomeação de dirigente de partido político ou membro do Legislativo para direção ou conselho de administração de empresa pública e sociedade de economia mista. Além disso, é vedada a indicação de pessoa que atuou, nos últimos 36 meses, como participante de estrutura decisória de partido político ou em trabalho vinculado à organização, estruturação e realização de campanha eleitoral.

Araújo concorreu à reeleição nas eleições de 2018. Amealhou 8.676 votos e acabou ficando na 39ª posição. Ele foi deputado distrital por três mandatos: de 2007 a 2010, 2011 a 2014 e 2015 a 2018. O ex-parlamentar é formado em administração de empresas e atuou como secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, entre 2011 e 2012, e de Desenvolvimento Econômico, em 2012.

Por meio de sua assessoria de imprensa, a Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) disse ao Metrópoles que está, no momento, analisando todas as nomeações de diretores e integrantes de conselhos de administração das estatais distritais. Segundo o órgão de controle, se houver violação à legislação, especialmente à Lei das Estatais, serão tomadas todas as medidas judiciais cabíveis.

Chefias
A cúpula do Metrô-DF será encabeçada por Handerson Cabral Ribeiro, engenheiro civil pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e pós-graduado em gestão da administração pública pela Universidade Castelo Branco (UCB). Ele então ocupava a presidência da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A.

Servidor público federal, Ribeiro ascendeu ao posto mais alto da empresa por indicação do ex-ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil Valter Casimiro Silveira, em abril de 2018. O próximo presidente do Metrô-DF também foi superintendente de Licitações e Contratos da Valec entre 2014 e 2015 e superintendente regional de Goiás e do Distrito Federal do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) entre 2012 e 2014. Antes, exerceu a função de gerente de Projeto do Ministério dos Transportes entre 2011 e 2012.

Próximo diretor de Operação e Manutenção do Metrô-DF, Flávio Murilo Gonçalves Prates de Oliveira assumiu a presidência do Departamento de Trânsito de Goiás (Detran-GO) em 2018. Entre 2014 e 2018, foi superintendente do Dnit em Goiás e no Distrito Federal. Oliveira tem formação em engenharia civil pela Universidade Católica de Goiás (PUC-GO).

Escolhido para a Diretoria Financeira e Comercial, Bruno Vale Sarmento de Menezes foi superintendente executivo da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), cargo do qual foi exonerado, a pedido, em 15 de agosto de 2018. Durante a gestão de Cid Gomes no governo do Ceará, Menezes ocupou o cargo de presidente do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam) entre 2013 e 2014. Natural de Fortaleza, foi coordenador de promoções e eventos da Secretaria de Turismo da capital cearense.

Para a Diretoria Técnica, Ibaneis escolheu Luiz Carlos Tanezini, ex-diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF). O engenheiro civil formado na Universidade de Brasília (UnB) esteve à frente da autarquia de 2007 a 2010. Em maio de 2018, foi nomeado como diretor de Engenharia da Valec.

O ex-deputado distrital Cristiano Araújo não retornou o contato até a última atualização deste texto. A avaliação da indicação do ex-parlamentar ocorreria em reunião do conselho do Metrô-DF nessa terça-feira (8/1), mas foi adiada porque a documentação necessária estava incompleta.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?