metropoles.com

Durval confirma que deu propina a Brunelli

Delator da Caixa de Pandora disse em audiência no Tribunal de Justiça que o ex-parlamentar recebeu dinheiro por diversas vezes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto: Marcello Casal/Agência Brasil
1 de 1 Foto: Marcello Casal/Agência Brasil - Foto: null

O ex-deputado Júnior Brunelli terá pouco mais de um mês para explicar acusações do delator da Caixa de Pandora. Durval Barbosa, ex-secretário de Relações Institucionais do GDF, garantiu que Brunelli recebeu propina por diversas vezes e que chegou a gravar outros vídeos, mas teria excluído a gravação, pois acreditava ter cópia.

As declarações foram dadas nesta sexta-feira (11/9), em audiência de instrução na 7ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT), onde o ex-parlamentar responde a processo por corrupção passiva.

Durval chegou a dizer que Brunelli seria um “batedor de carteira”. O delator não se sentiu intimidado com a presença do réu no processo, que acompanhou o depoimento ao lado de um advogado. O ex-deputado distrital volta ao TJDF no dia 20 de outubro para depor. Brunelli ficou nacionalmente conhecido como o autor da oração da propina, depois da divulgação de um vídeo feito por Barbosa em 2006. Na ocasião, o ex-deputado, que é evangélico, pediu proteção divina para Durval após receber R$ 5 mil. Leonardo Prudente, distrital na época, também participou da oração.

 

O esquema levou o ex-governador José Roberto Arruda à prisão e mergulhou o Distrito Federal numa grande crise política. Durante a audiência, Barbosa ainda citou o nome do ex-conselheiro do Tribunal de Contas do DF (TCDF) Domingos Lamoglia como um dos captadores e pagadores do esquema.

No mês passado, Lamoglia renunciou ao cargo, depois de seis anos afastado. Com a decisão, o processo que apura o seu envolvimento no escândalo sairá da esfera do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) e passará a tramitar na Justiça comum, dando mais tempo ao ex-conselheiro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?