metropoles.com

Distritais veteranos se adiantam na disputa pela presidência da CLDF

Com apenas oito reeleitos, deputados correm atrás de apoio dos colegas e buscam a indicação do governador eleito Ibaneis Rocha

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Agaciel Maia – Delmasso – Rafael Prudente – Ricardo Vale
1 de 1 Agaciel Maia – Delmasso – Rafael Prudente – Ricardo Vale - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Enquanto não chegam os novos distritais eleitos para a próxima legislatura (2019-2022), os veteranos definem as estratégias a serem adotadas para a eleição à presidência da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). Entre os atuais 24 deputados, apenas oito se reelegeram. Eles tentam o apoio dos colegas e a bênção do governador eleito Ibaneis Rocha (MDB).

Apesar do discurso de independência entre os poderes, os membros do Legislativo local costumam eleger no primeiro biênio o candidato apontado pelo chefe do Executivo. Apesar disso, Ibaneis tem dito que não interferirá na disputa. Por isso, o xadrez da Casa ainda está longe de um xeque-mate.

Apenas Reginaldo Veras (PDT) se colocou oficialmente como candidato, até o momento, e usará como estratégia a indefinição do cenário. “Estou fazendo um trabalho alternativo. Acho que sou um bom nome para presidir a Câmara Legislativa e tenho o apoio, inclusive, dos servidores e de alguns dos novatos”, disse, sem revelar os nomes dos apoiadores.

Segundo Veras, ele só abandonará a disputa se o correligionário Cláudio Abrantes tiver o nome indicado pelo governo. “Não vou começar uma briga partidária, ainda mais ele tendo mais mandatos do que eu. Se ele não tiver o apoio, o PDT terá candidato e deve ser eu. Não tenho nada a perder.” O pedetista acredita ter sete votos.

Favoritos
Apesar de Veras ter saído na frente, outros dois nomes despontam como favoritos. Indicação natural para a disputa, por ser do mesmo partido do governador eleito, Rafael Prudente (MDB) tem tudo para receber o apoio de Ibaneis. Porém, ele não é o único, Abrantes esteve do lado do emedebista desde o primeiro momento da campanha ao GDF e é um forte candidato ao cargo.

“A discussão passa pela estratégia adotada pelo novo governador. Se o desejo do Ibaneis é ter controle partidário da Casa ele deve ‘apontar’ para o Rafael”, afirmou um articulador político da Casa, que não quis se identificar. “Agora, se for por fidelidade na campanha e pelas boas relações que conseguiu construir, o Cláudio merece”, completou.

Abrantes admite querer entrar na briga, mas não coloca a cadeira como prioridade. “Não é um desejo absoluto, mas ser presidente da Câmara Legislativa coloca o seu nome na história. A escolha pelo Rafael é natural, mas nós do PDT teremos um representante da disputa, seja eu ou o Reginaldo. Próximo à eleição, vamos conversar e ver quem está em melhor situação”, disse.

Pessoas próximas a Rafael Prudente afirmam que a chance de o processo da Operação Caixa de Pandora, envolvendo o pai, o ex-presidente da Câmara Legislativa Leonardo Prudente, vir a julgamento nos próximos meses, pode retirar o distrital da disputa. O ex-deputado ocupava a presidência quando foi flagrado em uma filmagem colocando suposto dinheiro de corrupção nas meias e pode arranhar a imagem do filho.

Segundo a assessoria de Rafael Prudente, o parlamentar se reuniu durante toda a manhã da última terça-feira (30/10) com o governador eleito, mas o assunto ainda não foi tratado entre os dois. O parlamentar está de licença da Casa e deve voltar na semana que vem.

Apoios
Entre aqueles que trabalham pelo comando da Casa, está o deputado Rodrigo Delmasso (PRB). Em seu segundo mandato, ele atua nos bastidores para conquistar apoios. O que pode inviabilizar sua candidatura é a queda no número dos membros da bancada evangélica de nove para cinco distritais. Com pouco mais de um mês e meio para o fim da atual legislatura, o distrital diz ter o aval do partido e que conversa com os outros deputados para verificar a viabilidade da sua candidatura.

Postulante a presidente derrotado no segundo biênio da atual legislatura, Agaciel Maia (PR) ainda nutre o desejo de estar à frente da Câmara Legislativa. Ele tenta se aproximar de Ibaneis Rocha para conseguir a indicação do novo governador.

Apesar de ser reconhecidamente um bom articulador, acredita-se que desta vez ele não terá o apoio. A reportagem tentou contato com o distrital, mas não conseguiu falar com ele até o fechamento desta matéria.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?