metropoles.com

Distritais querem que CPI da Saúde investigue a área a partir de 2007

Dois pedidos de instalação da comissão parlamentar de inquérito foram lidos em plenário nesta terça-feira (5/4). Ideia é apurar supostas irregularidades na Secretaria de Saúde a partir do governo Arruda

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ary Filgueira/Metrópoles
Câmara Legislativa do Distrito Federal
1 de 1 Câmara Legislativa do Distrito Federal - Foto: Ary Filgueira/Metrópoles

A pressão por parte de alguns distritais para criar uma comissão parlamentar de inquérito com o propósito de apurar supostas irregularidades na Secretaria de Saúde do Distrito Federal fez com que dois diferentes requerimentos de instauração de CPIs fossem lidos nesta terça-feira (5/4) em plenário. Um dos pedidos, do deputado Lira (PHS), foi apresentado em 15 de março. O outro, protocolado nesta terça, foi encabeçado pelo distrital Bispo Renato (PR). Agora, os parlamentares tentam unificar as demandas e discutem iniciar o período de investigação a partir de 2007, no governo de José Roberto Arruda.

Reginaldo Veras (PDT) e Chico Vigilante (PT) estão no grupo que defende a ampliação do período inicial para 2007, quando o então secretário de Saúde era o hoje deputado federal Augusto Carvalho (SD-DF). “Estou propondo um aditamento na CPI para que possamos investigar de 2007 até hoje. Vamos ter um dado concreto”, reivindica Chico Vigilante. O requerimento de Lira prevê apurações a partir de 2011. O de Bispo Renato não estipula data.

Reginaldo Veras foi mais incisivo: “Sugiro que se amplie o período para 2007, quando o Augusto Carvalho era secretário de Saúde e deixou a pasta esse colapso que está hoje”.

O coro para ampliar o escopo temporal dos trabalhos começou a tomar corpo com a adesão de outros deputados. Apesar das ressalvas, Wellington Luiz (PMDB) concordou em retroagir o período. “Cuidado para que as manobras não comecem a criar suspeição. Se alguém eventualmente errou, que se pague pelo erro. Mas sugiro construir uma única CPI”, disse.

Rodrigo Delmasso (PTN) também fez observações sobre a eficácia da comissão. “Espero que a CPI não vire palanque político”, alertou.

O líder do governo na Câmara, Júlio César (PRB), concordou com os colegas Vigilante e Veras. “Já que vamos investigar, vamos lá na origem”, disse.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?