Distritais eleitos participam de evento para se ambientar à CLDF
Novos parlamentares serão informados sobre a rotina do plenário e vão se encontrar com os deputados reeleitos
atualizado
Compartilhar notícia
Após o fim das eleições, no domingo (28/10) os 24 deputados que farão parte da 8ª Legislatura (2019-2022) da Câmara Legislativa (CLDF) têm uma nova preocupação: a transição do novo Governo do Distrito Federal (GDF). Por isso, a partir de desta terça-feira (30), a Casa realizará o Encontro de Ambientação Parlamentar.
Além de apresentar aos novos parlamentares o funcionamento e a rotina da CLDF, a reunião também servirá para aproximar os novatos aos deputados que renovaram o mandato. Cursos, debates e palestras serão realizados até a quinta-feira (1º/11).
Dos 24 deputados da atual legislatura, apenas oito conseguiram a reeleição. Além disso, o número de partidos no plenário será maior. Serão 18 siglas: PP, Avante, PSL, PPL, PSD, PSDB, Podemos, Patriota, DC, PMB, PHS, PRB, PPS, PRP, PR, PTB, PSC e Solidariedade.
De acordo com o presidente da CLDF, Joe Valle (PDT), além das boas-vindas, o encontro irá apresentar toda a estrutura e meios que estarão à disposição dos deputados. Na terça (30), ele dará uma palestra aos novos parlamentares, com a presidente do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), Anilcéia Machado, sobre a importância da fiscalização no desempenho das funções legislativas.
Reeleito, o deputado Robério Negreiros (PSD) acredita que o encontro e a aproximação ajudará a próxima legislatura a construir políticas públicas e novas leis. “Dará continuidade ao trabalho de ressignificação da Casa do Povo”, disse Robério, que é o segundo-secretário da atual Mesa Diretora.
Rodrigo Delmasso (PRB), outro que renovou o mandato, comenta que os novos parlamentares irão se familiarizar com o plenário e iniciar os mandatos já capacitados.
Os novatos encaram a reunião como uma oportunidade de conhecer a Casa e iniciar a convivência com os futuros companheiros de Casa. De acordo com o distrital eleito mais votado, Martins Machado (PRB), escolhido por 29.457 eleitores, sua visão sobre o Poder Legislativo será ampliada. “Conhecimento nunca é demais, é sempre bem-vindo”, disse.
Segundo mais votado em 7 de outubro, com 29.240 votos, Fernando Fernandes (Pros) reconhece que a sua rotina será diferente da época em que atuava como delegado da Polícia Civil. “É um novo ambiente de trabalho, um novo estilo e metodologia. Ninguém melhor para nos ensinar sobre a Câmara do que aqueles que já estão lá”, disse, ao se referir aos deputados reeleitos.