Distritais elegem hoje novo presidente da CLDF e comando das comissões
Grupo liderado por Rafael Prudente (MDB) tem maioria da Casa. Ainda assim, Claudio Abrantes (PDT) levará candidatura “até o fim”
atualizado
Compartilhar notícia
Pouco após a posse marcada para as 9h desta terça-feira (1º/1) na Câmara Legislativa (CLDF), os distritais já se articulam para escolher o novo comando da Casa pelos próximos dois anos. A eleição está agendada para as 15h. Por enquanto, pelo menos duas chapas devem concorrer ao principal posto do Legislativo local: um grupo liderado pelo emedebista Rafael Prudente (MDB) e outro comandado pelo pedetista Claudio Abrantes (PDT).
Os dois candidatos têm a simpatia do novo governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), fato que o fez ter preferido manter distância das negociações dos distritais. O afastamento do emedebista motivou Abrantes a permanecer na disputa, apesar de contabilizar sete dos 24 votos. Prudente já soma a maioria.
Embora mantenha a candidatura para a presidência, o grupo de Cláudio Abrantes não definiu quem ocupará funções estratégicas da Câmara Legislativa caso consiga vencer a briga. “Vamos até o fim e temos consciência do cenário que está aí. Mas a decisão do nosso grupo foi de permanecer na disputa”, afirmou o pedetista ao Metrópoles.
Por outro lado, a coligação de Rafael Prudente já apresentou os nomes que concorrerão aos cinco cargos da Mesa Diretora: Rodrigo Delmasso (PRB) disputará a vice-presidência; Iolando (PSC) pretende ocupar a primeira-secretaria; Robério Negreiros (PSDB) tentará permanecer na segunda-secretaria; e João Cardoso (Avante), na terceira-secretaria.
Comissões
Além do comando da Câmara Legislativa, os distritais trabalham para comandar comissões temáticas estratégicas, como a de Constituição e Justiça (CCJ) e a de Economia, Orçamento e Finanças (Ceof). Pelas regras da tramitação, as duas são as mais importantes da Casa, chamadas de terminativas – pelas quais os projetos necessariamente precisam passar antes de serem avaliados no plenário.
Os demais colegiados, embora tenham atuação apenas no mérito das propostas, atraem atenção pelas áreas de atuação e visibilidade política. É o caso da Comissão de Assuntos Fundiários (CAF), uma das mais atraentes, pois coordena as discussões de mudanças na planos de ordenamento territorial, por exemplo.
Pelos acordos já fechados entre apoiadores de Prudente, os candidatos que devem concorrer ao comando das comissões e órgãos da CLDF são os seguintes:
- Comissão de Assuntos Fundiários: Hermeto (PHS)
- Comissão de Assuntos Sociais: Martins Machado (PRB)
- Comissão de Segurança: Roosevelt Vilela (PSB)
- Comissão de Defesa do Consumidor: Fernando Fernandes (Pros)
- Comissão de Educação, Saúde e Cultura: Jorge Vianna (Podemos)
- Comissão de Transporte e Mobilidade: Valdelino Barcelos (PP)
- Comissão de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Turismo: Eduardo Pedrosa (PTC)
- Comissão de Constituição e Justiça: Reginaldo Sardinha (Avante)
- Comissão de Economia, Orçamento e Finanças: Agaciel Maia (PR)
- Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Cidadania, Ética e Decoro Parlamentar: não definido
- Comissão de Fiscalização, Governança, Transparência e Controle: não definido
- Ouvidoria: Daniel Donizet (PRP)
- Corregedoria: José Gomes (PSB)
- Procuradoria da Mulher: Jaqueline Silva (PTB)