metropoles.com

Distritais de diferentes crenças criam Frente da Diversidade Religiosa

Grupo é formado por católicos, evangélicos e cristãos humanistas, mas pastores ainda não foram convidados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Filipe Cardoso/Especial para o Metrópoles
cldf
1 de 1 cldf - Foto: Filipe Cardoso/Especial para o Metrópoles

Oito deputados distritais assinaram um requerimento para criação da Frente Parlamentar de Defesa à Diversidade Religiosa e ao Estado Laico. Entre eles há católicos, evangélicos, cristãos humanistas e até quem não declare crença alguma. No entanto, os líderes religiosos com mandato na Câmara Legislativa ficaram de fora da iniciativa. O projeto deverá ser lido até a próxima terça-feira (23/04/19). Até lá, pode contar com novas adesões.

Segundo os distritais, o propósito da frente é defender a liberdade religiosa e combater a intolerância, que nos últimos tempos provocou ataques a templos e terreiros. Ao mesmo tempo, os integrantes querem diminuir a interferência de igrejas na política. Assinaram o requerimento, até o momento, Júlia Lucy (Novo), Arlete Sampaio (PT), Chico Vigilante (PT), Reginaldo Veras (PDT), Leandro Grass (Rede), Jorge Vianna (Podemos), Fábio Felix (PSol) e Telma Rufino (Pros).

Para Felix, tem havido a tentativa de criminalização de alguns credos, principalmente os de matrizes africanas. “Também é grave o desrespeito ao Estado laico por parte de autoridades públicas, que misturam crença e política, em grave desrespeito à Constituição Federal. Precisamos fortalecer o debate em torno desses temas e garantir a preservação de direitos”, defende o presidente da Comissão dos Direitos Humanos (CDH).

A Câmara Legislativa possui outra frente com caráter religioso: a Frente Parlamentar Evangélica. Ela foi proposta na legislatura passada e é liderada pelos distritais Martins Machado e Rodrigo Delmasso (ambos do PRB). Os dois são pastores das igrejas Universal do Reino de Deus e Sara Nossa Terra, respectivamente.

Delmasso disse que ainda não foi procurado para compor o novo grupo, mas avaliará com Martins se apoiarão ou não a iniciativa. Fábio Felix, por sua vez, garantiu que convidará os dois. Segundo ele, o motivo de ainda não ter recolhido a assinatura dos pastores é que já havia conseguido rapidamente as sete assinaturas necessárias para validar o requerimento.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?