metropoles.com

Distritais cobram reajuste para outras categorias da segurança

Após anúncio do governador de que policiais civis terão paridade salarial em relação à PF, deputados saíram em defesa da PMDF e de bombeiros

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Fachada da CLDF
1 de 1 Fachada da CLDF - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Esta terça-feira (19/2) foi dia de colocar o pires na porta do governador Ibaneis Rocha (MDB). Com o anúncio de que o Governo do Distrito Federal (GDF) concederá a paridade salarial aos policiais civis em relação à Polícia Federal, os representantes da segurança na Câmara Legislativa foram à tribuna cobrar reajustes para suas categorias também.

O primeiro foi Reginaldo Sardinha (Avante). O agente da Polícia Civil reclamou do parcelamento – em seis vezes – anunciado pelo GDF. “Isso não pode ser assim”, disse.

Outro a usar o microfone foi Hermeto – que acaba de trocar o PHS pelo MDB, conforme antecipado pelo Metrópoles. O subtenente da reserva da Polícia Militar (PMDF) comentou sua ida para o MDB e disse que aceitou a mudança porque ouviu do governador a promessa de igualdade entre as polícias do DF.

“Os nossos irmãos da Polícia Civil merecem essa equiparação, mas eu não posso deixar de dizer que o governador garantiu o mesmo tratamento à Polícia Militar e, com a ajuda do meu companheiro Roosevelt [Vilela (PSB)], conseguiremos para o Corpo de Bombeiros também”, garantiu Hermeto.

Sem perder tempo, Jorge Vianna (Podemos) subiu ao púlpito para pedir que os trabalhadores da Saúde sejam atendidos. De acordo com o deputado distrital, há 10 anos os servidores não têm aumento. “O que pedimos é o mínimo. Eu não aguento mais falar de Gata [Gratificação de Apoio Técnico Administrativo]. Lutamos há anos por isso, mas reajuste, nada.”

Por último, o líder do governo, Cláudio Abrantes (PDT), comemorou a decisão do governador em reconhecer a paridade como lei.

“Essa é a carreira que mais teve perdas na história do Distrito Federal. Isso ocorreu nos últimos 12 anos, mesmo com recursos do governo federal. Hoje foi anunciado o reconhecimento da paridade entre as polícias Federal e Civil. Não estamos falando apenas de recomposição salarial, mas de justiça”, explicou Abrantes. “Não é o que esperávamos, mas é uma vitória pela qual estou lutando há quatro anos”, acrescentou o deputado, que também é policial civil.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?