metropoles.com

Distritais aprovam reserva de 20% de vagas em concursos para negros

Projeto de lei foi votado na tarde desta quarta-feira (05/06/2019), em segundo turno. Também foi aprovada norma que amplia validade dos créditos do Nota Legal para cinco anos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Cenas da cidade. Brasília(DF), 18/01/2019
1 de 1 Cenas da cidade. Brasília(DF), 18/01/2019 - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O plenário da Câmara Legislativa aprovou em segundo turno, nesta quarta-feira (05/06/2019), projeto de lei que reserva, para pessoas negras, 20% das vagas em concursos públicos nos órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF), autarquias e empresas públicas. A matéria reproduz proposta semelhante em âmbito federal aprovada pelo Congresso. O texto, de autoria de Arlete Sampaio (PT), prevê a cota também para o Poder Legislativo.

Desde 2014, a Lei Federal n° 12.990 reserva 20% das vagas em seleções públicas na administração federal, autarquias, fundações e empresas públicas, além das sociedades de economia mista da União.

Três anos mais tarde, a norma foi considerada constitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A Corte ainda permitiu mecanismos de controle para verificar se os candidatos são negros, uma vez que a informação é prestada pela própria pessoa.

A Casa aprovou, também em segundo turno, a ampliação da validade dos créditos do Nota Legal de um ano para cinco anos. O projeto é de autoria do distrital Reginaldo Sardinha (Avante).

Ainda nesta quarta, foi aprovado projeto que proíbe a distribuição e venda de sacolas plásticas no Distrito Federal. O texto, de autoria do deputado Leandro Grass (Rede), ainda disciplina o comércio de sacos biodegradáveis.

As votações fazem parte do esforço de limpar a pauta e evitar que a última sessão do semestre, no fim de junho, quando será analisado o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) para 2020, avance pela madrugada.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?