metropoles.com

Distritais aprovam projeto do Buriti para repor rombo do Iprev

O GDF tenta recompor o desfalque de R$ 1,2 bilhão no fundo de previdência dos servidores. Para dar certo, é preciso encontrar interessados nos imóveis

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
camara legislativa uber
1 de 1 camara legislativa uber - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O Governo do Distrito Federal (GDF) conseguiu uma vitória na Câmara Legislativa nesta terça-feira (11/10), com a aprovação de dois projetos que transferem imóveis para o Fundo de Previdência (Iprev). A medida é a alternativa encontrada pelo Buriti para recompor os valores retirados para o pagamento de servidores em 2015. Agora, é preciso encontrar compradores interessados nos terrenos.

A aprovação das matérias era necessária para que o governo atendesse a uma recomendação do Tribunal de Contas do DF e do Ministério Público de Contas do DF, que apontaram irregularidades na utilização do fundo para o pagamento de salários. O governo terá que repor cerca de R$ 1,2 bilhão.

A aprovação das matérias veio após intensos debates entre parlamentares favoráveis e contrários à solução encontrada pelo Executivo. Deputados da oposição argumentaram que o projeto 1.252/16, que doa terrenos para o Iprev, seria ilegal, pois os imóveis seriam usados para operações de crédito e não para a construção de equipamentos públicos.

O líder do Partido dos Trabalhadores (PT), Wasny de Roure, foi o único a votar contra os projetos. Ele destacou que o governo quer uma carta branca para desviar a finalidade dos imóveis. O parlamentar argumentou ainda que a Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap) é 51% do GDF e 49% da União. Entretanto, o governo federal não teria sido consultado. O distrital lembrou que Rollemberg (PSB), quando era deputado federal, apresentou um emenda que vetava esse tipo de transação.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?