metropoles.com

Distritais aprovam CPI para investigar maus-tratos a animais

Proposta passou pelo plenário depois do caso da pit bull Natasha, que teria sido violentada sexualmente pelo dono

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/ Metrópoles
pit bull resgatada
1 de 1 pit bull resgatada - Foto: Michael Melo/ Metrópoles

Os distritais aprovaram a instalação de mais uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). Desta vez, para investigar maus-tratos a animais. A proposta do deputado Rodrigo Delmasso (PTN) foi votada pela Casa depois da divulgação do caso da pit bull Natasha, que teria sido agredida e supostamente abusada sexualmente pelo dono no Núcleo Bandeirante.

Para o deputado, o caso da cadela não é o único no Distrito Federal, o que motivou o pedido de abertura de uma CPI. “Vimos que no DF, infelizmente, ocorrem muitos casos de maus-tratos. Por isso, decidimos que seria bom que aprofundássemos no assunto”, disse.

Outras duas CPIs estão em curso na Câmara Legislativa: da Saúde e da Pedofilia. A última presidida pelo próprio Rodrigo Delmasso. O Regimento Interno da Câmara, segundo o distrital, prevê o trabalho simultâneo de apenas duas comissões. Porém, uma terceira poderá ser instalada, caso a Mesa Diretora autorize.

Vaquejadas
Nesta legislatura, os distritais aprovaram projeto de lei que autoriza a realização de vaquejadas no DF que, para muitos, estão relacionadas a maus-tratos a animais. A matéria é polêmica e já foi questionada pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) .

No mês passado, o assunto foi tema de debate no Supremo Tribunal Federal (STF), quando os ministros decidiram tornar a prática ilegal, por avaliarem que há maus-tratos aos animais que fazem parte do circuito nacional. Os defensores das vaquejadas negam e dizem que elas fazem parte da tradição cultural do país.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?