DF: 1° escalão, filhos do governador e vice terão identidade especial
Documento diferenciado será concedido a secretários, presidentes de autarquias e empresas públicas, além das mulheres de Ibaneis e de Paco
atualizado
Compartilhar notícia
Decreto publicado no Diário Oficial do Distrito Federal desta terça-feira (9/4) institui a criação da Carteira de Identidade Funcional para o governador Ibaneis Rocha (MDB) e integrantes do primeiro escalão do Palácio do Buriti, como secretários e diretores de autarquias e empresas públicas.
A medida inclui “cônjuges e parentes em linha reta até segundo grau, do governador e do vice-governador”. Assim, Mayara Noronha e Ana Paula Hoff, mulheres, respectivamente, de Ibaneis e Paco Britto, além dos filhos dos casais, terão direito ao documento de identificação diferenciado.
A Carteira de Identidade Funcional será emitida pelo Instituto de Identificação do Departamento de Polícia Técnica da Polícia Civil (PCDF), com os padrões apresentados na imagem abaixo:
A Secretaria de Comunicação do GDF foi acionada para comentar os custos da emissão do documento e qual o objetivo do decreto, mas a reportagem não havia obtido resposta até a última atualização deste texto.
A medida, contudo, foi criticada pelo professor da Universidade de Brasília (UnB) especializado em administração pública Marílson Dantas. “Não vejo necessidade dessa publicação no DODF, até porque é uma ação que já faz parte de qualquer órgão. Acredito que acarretará desperdício de recursos e questiono a utilidade pública da iniciativa.”
Ele também acredita que esse tipo de identificação para parentes cria a possibilidade de “carteiradas”. “Ser familiar de ocupante de função Executiva não é um cargo”, critica.