metropoles.com

Devo, não nego… Pago quando puder

Decreto do GDF reconhece que precisa pagar R$ 1,2 bilhão a fornecedores, mas o dinheiro só saíra ao longo de cinco anos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto: Tony Winston/Agência Brasília
1 de 1 Foto: Tony Winston/Agência Brasília - Foto: null

Aos empresários que venderam ou prestaram algum serviço para o GDF, mas ainda não receberam, uma boa e uma má notícia. A boa: o governo reconhece nesta quinta (17/9) que deve R$ 1,2 bilhão a seus fornecedores. Agora vai a má: o Executivo pode levar até cinco anos para quitar esse passivo. A informação consta em um decreto assinado pelo governador Rodrigo Rollemberg (PSB).

Para receberem o que têm direito, os fornecedores precisarão provar a existência da dívida. As empresas que atenderam o GDF terão 30 dias para apresentar documentação aos órgãos devedores. As companhias com dívidas de natureza de pessoal, terão 90 dias. Mas os valores só vão começar a ser pagos a partir de julho do ano que vem para que o governo tenha tempo de se capitalizar.

De acordo com o presidente da Fecomércio, Adelmir Santana, até hoje essas eram dívidas não admitidas. “O reconhecimento desses débitos facilitará o entendimento de todos nós”, afirmou. Para Santana, as empresas não venderam serviço para um governador, mas para o governo. “Os empresários precisam ter confiança no GDF. Do contrário, fica difícil até de fechar parcerias público privadas”, analisou.

O ritmo no pagamento das dívidas dependerá do aumento da receita do DF e da aprovação dos projetos encaminhados pelo governo à Câmara Legislativa. Na terça (15), a equipe econômica de Rollemberg anunciou um pacote de medidas para aumentar a arrecadação e cortar despesas. O secretário de Fazenda, Pedro Meneguetti (foto), foi um dos responsáveis pela elaboração do pacote.

Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?