metropoles.com

Deputados distritais se articulam de olho na presidência da CLDF

Quatro deputados estão em pré-campanha. Desafio do GDF é ter apenas um candidato da base para não ver o cargo cair no colo da oposição

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Primeiro sessão Plenária na Câmara dos Deputados Distritais do DF – Brasília – DF 02/02/2016
1 de 1 Primeiro sessão Plenária na Câmara dos Deputados Distritais do DF – Brasília – DF 02/02/2016 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

As eleições municipais chegaram ao fim em todo o Brasil no domingo (30/10), mas o parlamento distrital vive uma disputa particular. A campanha para ver quem será o próximo presidente da Câmara Legislativa está quente nos bastidores. A votação será apenas em dezembro, mas quatro candidatos já manifestaram abertamente a intenção de concorrer ao cargo para o biênio 2017/2018. E, do jeito que está hoje, o cenário é desfavorável a Rodrigo Rollemberg (PSB): se o GDF não conseguir lançar apenas um nome da base, o comando da CLDF pode cair no colo da oposição.

Dos quatro “presidenciáveis”, três são fiéis ao governador: Agaciel Maia (PR), Joe Valle (PDT) e Israel Batista (PV). Os três contam com a bênção do socialista para disputar o cargo. Outra que está no páreo é Sandra Faraj (SD). Entretanto, embora o partido dela seja alinhado ao Palácio do Buriti, a distrital e pastora evangélica é ligada ao grupo da ex-presidente Celina Leão (PPS), ferrenha opositora do GDF.

“Se o governador continuar com três nomes de preferência, vai acabar derrotado, pois os votos serão divididos. A oposição pode se articular para votar em um único candidato. Se o Buriti não puser um freio de arrumação nessas eleições, voltará a ter dor de cabeça para pautar projetos na Casa”, disse um parlamentar que pediu para não ter a identidade revelada.

 

4 imagens
Sandra Faraj, ligada ao grupo de Celina Leão, está no páreo
Joe Valle também pretende concorrer à presidência da CLDF
1 de 4

Agaciel Maia também pretendia se lançar a deputado federal. Porém, ele recuou e deve tentar a reeleição na CLDF

Michael Melo/Metrópoles
2 de 4

Sandra Faraj, ligada ao grupo de Celina Leão, está no páreo

Michael Melo/Metrópoles
3 de 4

Michael Melo/Metrópoles
4 de 4

Joe Valle também pretende concorrer à presidência da CLDF

Rafaela Felicciano/Metrópoles

 

Disputa no bloco
Pelo menos um dos candidatos da base deve abrir mão de concorrer até dezembro: Israel Batista ou Joe Valle, que são do mesmo bloco. Difícil mesmo será convencer um deles a ceder espaço para o colega. Até porque a presidência da CLDF é um cargo que confere muita visibilidade. E esse capital político pode ser transformado em votos nas eleições de 2018.

Professor Israel e Joe falam como candidatos. “A Câmara precisa de restauração para recuperar a confiança da sociedade. Precisamos de alguém que agregue essas características”, afirmou Israel, do PV. O colega do PDT não deixa por menos: “Os 24 deputados podem ser candidatos ao cargo. No nosso grupo, apresentamos os dois nomes. Não há definição ainda”, disse Joe.

Já Agaciel Maia exalta o trânsito com os colegas para se credenciar a sentar na principal cadeira da CLDF. “O fato de ser da base do governo não é problema, pois tenho excelente relacionamento com os parlamentares de oposição.” Procurada pela reportagem, Sandra Faraj preferiu não comentar o assunto.

Outros cargos
Embora a presidência seja a cereja do bolo na estrutura da Câmara Legislativa, os demais cargos da Mesa são igualmente cobiçados. A vice-presidência e as secretarias têm estrutura própria — o que permite a acomodação de apadrinhados — e comandam importantes áreas administrativas da Casa.

A vice-presidência, por exemplo, cuida do orçamento. A primeira-secretaria é responsável pelo quadro de pessoal. A segunda-secretaria — a mais cobiçada — faz a gestão de todos os contratos e pagamentos da Casa. Já a terceira-secretaria gerencia o processo legislativo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?