metropoles.com

Deputados distritais criticam GDF por queda de viaduto no Eixão Sul

O líder do governo na CLDF, Agaciel Maia (PR), alegou escassez de recursos para justificar a falta de manutenção em estruturas semelhantes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
desabamento queda viaduto eixão sul
1 de 1 desabamento queda viaduto eixão sul - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O desabamento de viaduto no Eixão Sul próximo à Galeria dos Estados teve repercussões políticas na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). Enquanto distritais da oposição usaram a tribuna para atacar o GDF, governistas saíram em defesa da gestão Rodrigo Rollemberg (PSB).

Parlamentares criticaram a falta de medidas preventivas e de reparos, e pediram providências “urgentes” para que desastre semelhante não se repita em outras localidades do Distrito Federal.

O primeiro a falar foi o deputado Wellington Luiz (MDB), quem, além de subir o tom contra Rollemberg, cobrou mobilização dos colegas. Ele sugere que a Câmara capitaneie fiscalizações DF afora. “Não adianta ficar criticando se não tomarmos uma atitude. Se não fizermos nada, seremos coniventes com essa tragédia.”

Já o líder do governo na Casa, Agaciel Maia (PR), saiu em defesa de Rollemberg, afirmando que a falta de manutenção foi decorrente da escassez de recursos.

“O governo não fez a manutenção dos viadutos porque, em três anos e meio, não tinha dinheiro para o pagamento nem da limpeza dos hospitais. Para cobrar, esta Casa tem que dar condições para que o governo trabalhe, como temos feito, aprovando recursos”, disse Agaciel.

O discurso foi criticado pelos colegas, que atacaram a chamada política do “economismo” do governo ao deixar de tomar medidas preventivas. “O GDF tanto economizou que agora vai gastar mais, pois todos sabemos o quanto custa uma obra desse porte”, afirmou Wellington.

Chico Vigilante (PT) também rebateu o líder governista. Segundo disse o petista, na gestão passada, havia recursos para reparos e um cronograma de reformas, que começaram na Rodoviária do Plano Piloto. No entanto, acrescentou, o governo Rollemberg não deu continuidade aos trabalhos.

TCDF
Conforme destacou Raimundo Ribeiro (PPS), o próprio Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) já havia avisado ao Executivo sobre os riscos da queda do viaduto que desabou nesta terça (6). Agora, o parlamentar vai sugerir à Mesa Diretora uma ação conjunta com o GDF para tentar auxiliar a resolução das consequências da queda.

Rodrigo Delmasso (Podemos) estendeu a culpa pela falta de manutenção ao governo anterior, de Agnelo Queiroz (PT). O parlamentar destacou que a vistoria feita pelo TCDF foi realizada em 2012 e, mesmo assim, não houve preocupação em empreender manutenções nos pontos identificados pela Corte.

O deputado Cláudio Abrantes (sem partido) aproveitou para alertar: “Nenhuma obra cai sem aviso. Isso é o que dizem os principais especialistas do mundo. Esse viaduto já estava avisando que cairia há algum tempo”.

Comissão da mobilidade
Os deputados ainda sugeriram à Mesa Diretora a criação de uma comissão responsável por fiscalizar a mobilidade no Distrito Federal – o que incluiria os viadutos e as vias das cidades.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?