DEM e PHS sairão juntos para cargos proporcionais no Distrito Federal
Siglas aliadas de Jofran Frejat dividirão nominata entre candidatos civis e militares para as câmaras dos Deputados e Legislativa
atualizado
Compartilhar notícia
O Democratas (DEM) e o Partido Humanista da Solidariedade (PHS) do Distrito Federal fecharam acordo, nesta sexta-feira (20/7), e vão sair juntos para as eleições proporcionais deste ano. O acordo foi selado entre lideranças dos dois partidos, que esperam eleger ao menos um deputado federal e dois distritais no pleito de outubro.
Segundo os termos da aliança, o DEM deve abrigar representantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, como o suplente de distrital o subtenente Hermeto e o ex-lutador do UFC (Ultimate Fighting Championship) Paulo “Caveira” Thiago. No PHS, estarão o deputado distrital Lira e Dedé Roriz. Quando a campanha chegar às ruas, os postulantes de um grupo darão palanque aos do outro.
“São nominatas equivalentes, então ninguém vai se sobressair. Apesar de ter o Lira, com um mandato do outro lado, teremos bons nomes. Foi uma aliança bem feita e esperamos eleger representantes na Câmara dos Deputados e na Legislativa”, destacou o presidente do DEM, deputado federal Alberto Fraga (ao centro na foto em destaque, com lideranças do PHS). Ele será candidato ao Senado Federal.
A unificação de nomes das corporações militares auxiliares tem sido objetivo de Fraga desde o ano passado, quando começaram as negociações. Na eleição passada, os representantes de PMs e bombeiros somaram mais de 60 mil votos, mas não foi suficiente para eleger sequer um distrital. Agora, têm nova oportunidade e poderão se filiar por 45 dias a partir do dia 4 de agosto, por norma eleitoral.
Buriti
Tanto o PHS quanto o DEM estão na chapa antes encabeçada pelo ex-secretário de Saúde Jofran Frejat (PR), que anunciou a retirada de sua candidatura pelo menos até a próxima segunda-feira (23), quando dará sua palavra final se sairá candidato ao Buriti ou não. Fraga ainda acredita que o médico voltará atrás: “Na segunda teremos nosso candidato de volta”, garantiu o postulante a senador.