metropoles.com

Delegados definem lista tríplice na próxima quarta-feira (31/10)

Assembleia realizada nesta segunda (29) serviu para escolher a data da votação e decidir que delegados não filiados poderão votar

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
1 de 1 - Foto: Reprodução

Com os ânimos acirrados, os delegados da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) reuniram-se em assembleia na tarde desta segunda-feira (29/10) para definir o formato do processo eletivo que definirá quais nomes comporão a lista tríplice para o cargo de diretor-geral da corporação. Os indicados serão apresentados ao governador eleito Ibaneis Rocha (MDB), que fará a escolha final.

Na reunião, os policiais decidiram que a votação ocorrerá nesta quarta (31/10), das 9h às 19h, na sede da Associação dos Delegados da Polícia Civil (Adepol). Também ficou definido que quem não for filiado ao Sindicato dos Delegados (Sindepo) também terá direto a voto. Em 5 de novembro, a comissão eleitoral da entidade irá receber eventuais pedidos de recursos sobre a eleição. A meta é fechar a lista na segunda semana de novembro.

Até o momento, pelo menos 10 delegados se colocaram à disposição para o cargo. São eles: Victor Dan (23ª DP/Ceilândia), Maurílio Rocha (6ª DP/Paranoá), Gilberto Maranhão (SSP), Laércio Rossetto (2ª DP/Asa Norte), Fernando Cocito (12ª DP/Taguatinga), Sérgio Bautzer (27ª DP/Recanto das Emas), Robson Cândido (11ª DP/Núcleo Bandeirante), Anderson Espíndola (SSP), Benito Tiezzi (Sindepo) e Moisés Martins (1ª DP/Asa Sul).

Corrente contra
O prazo para inscrição dos candidatos termina às 18h desta terça-feira (30). No entanto, existe uma corrente de delegados contrária à formalização da lista tríplice. O grupo sustenta que a eleição dividiria ainda mais a categoria, e a escolha deveria ser única e exclusiva de Ibaneis.

Desde 2012, os policiais apresentam uma lista tríplice ao governador para indicar seus quadros preferidos. No entanto, paralelamente ao trabalho do Sindepo, o Sinpol também se organiza para indicar três nomes. Assim, o emedebista pode receber duas relações diferentes e seria difícil tomar uma decisão sem arranhar a imagem com parte da categoria.

“Assumi a lista tríplice e vou cumprir. Espero que eles cheguem a um consenso para que tanto agentes quanto delegados tenham nomes em comum”, afirmou Ibaneis.

O gestor eleito disse que conversou com representantes do Sinpol sobre o assunto. “Pedi que pegassem os candidatos do Sindepo e fizessem uma votação. Se aparecerem nomes de consenso, nós indicaremos um deles.” Foi justamente com base nessa pré-seleção que os últimos dois diretores-gerais, Eric Seba e Jorge Xavier, chegaram ao comando da PCDF.

Força política
A competição fervorosa pela chefia da Polícia Civil tem justificativa. Depois do cargo de governador, o chefe da corporação é considerado um dos mais poderosos na estrutura do governo. Passa pelo diretor-geral toda a sorte de informações estratégicas. Em reportagem publicada semana passada, o Metrópoles mostrou como estão os bastidores da disputa.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?