Delegado entra na disputa da PCDF com proposta de equiparação salarial
Chefe da 23ª DP, Victor Dan aposta na valorização da categoria e defende que as remunerações da classe sejam iguais recebidas por juízes
atualizado
Compartilhar notícia
Imersos na corrida para cravar os nomes na lista tríplice para o cargo de diretor-geral da Polícia Civil do Distrito Federal, os candidatos têm se movimentado para emplacar propostas e angariar o maior número possível de votos dos colegas. Apontado como surpresa entre os principais concorrentes, o delegado-chefe da 23ª Delegacia de Polícia (Ceilândia), Victor Dan, aposta na valorização da categoria como principal bandeira de campanha.
Uma das prioridades da sua gestão, caso seja escolhido, será a busca da paridade salarial dos delegados com as remunerações dos juízes. “Somos carreira jurídica e temos que ganhar como carreira jurídica, conforme a PEC nº 443, que já foi aprovada em primeiro turno na Câmara dos Deputados. Buscaremos a retomada do andamento da proposta, que está parada desde 2017”, disse Dan ao Metrópoles.
O policial conseguiu conquistar votos entre os colegas que fazem parte das turmas mais recentes de delegados. Nos últimos dois anos, Dan deflagrou uma série de operações importantes, como a Paiol, que desmantelou um esquema de tráfico de armas no DF; e a Confraria, que desarticulou uma organização criminosa responsável por grilar terras e fomentar o tráfico de drogas no Sol Nascente, em Ceilândia.
Força política
A disputa fervorosa pela chefia da Polícia Civil tem justificativa. Depois do cargo de governador, o chefe da corporação é considerado um dos mais poderosos na estrutura do governo. Passa pelo DG toda a sorte de informações estratégicas.
Em reportagem publicada nessa quarta (24/10), o Metrópoles mostrou com está os bastidores da disputa. Desde 2012, a categoria apresenta lista tríplice ao governador para indicar seus quadros preferidos. Foi justamente com base nessa pré-seleção que os últimos dois diretores-gerais (DGs), Eric Seba e Jorge Xavier, chegaram ao comando da corporação.
Reunindo 75% das intenções de voto, conforme as pesquisas têm apontado, Ibaneis Rocha (MDB) disse que manterá a tradição. Nesse contexto, cinco nomes são os mais cotados: Maurílio Rocha, Gilberto Maranhão, Robson Cândido, Victor Dan e Benito Tiezzi.
O Sindicato dos Delegados da PCDF (Sindepo) e o Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol) se organizam para indicar lista tríplice ao governador.