metropoles.com

Delegado entra na disputa da PCDF com proposta de equiparação salarial

Chefe da 23ª DP, Victor Dan aposta na valorização da categoria e defende que as remunerações da classe sejam iguais recebidas por juízes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
1 de 1 - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Imersos na corrida para cravar os nomes na lista tríplice para o cargo de diretor-geral da Polícia Civil do Distrito Federal, os candidatos têm se movimentado para emplacar propostas e angariar o maior número possível de votos dos colegas. Apontado como surpresa entre os principais concorrentes, o delegado-chefe da 23ª Delegacia de Polícia (Ceilândia), Victor Dan, aposta na valorização da categoria como principal bandeira de campanha.

Uma das prioridades da sua gestão, caso seja escolhido, será a busca da paridade salarial dos delegados com as remunerações dos juízes. “Somos carreira jurídica e temos que ganhar como carreira jurídica, conforme a PEC nº 443, que já foi aprovada em primeiro turno na Câmara dos Deputados. Buscaremos a retomada do andamento da proposta, que está parada desde 2017”, disse Dan ao Metrópoles.

O policial conseguiu conquistar votos entre os colegas que fazem parte das turmas mais recentes de delegados. Nos últimos dois anos, Dan deflagrou uma série de operações importantes, como a Paiol, que desmantelou um esquema de tráfico de armas no DF; e a Confraria, que desarticulou uma organização criminosa responsável por grilar terras e fomentar o tráfico de drogas no Sol Nascente, em Ceilândia.

Victor Dan durante reunião com delegados

Força política
A disputa fervorosa pela chefia da Polícia Civil tem justificativa. Depois do cargo de governador, o chefe da corporação é considerado um dos mais poderosos na estrutura do governo. Passa pelo DG toda a sorte de informações estratégicas.

Em reportagem publicada nessa quarta (24/10), o Metrópoles mostrou com está os bastidores da disputa. Desde 2012, a categoria apresenta lista tríplice ao governador para indicar seus quadros preferidos. Foi justamente com base nessa pré-seleção que os últimos dois diretores-gerais (DGs), Eric Seba e Jorge Xavier, chegaram ao comando da corporação.

Reunindo 75% das intenções de voto, conforme as pesquisas têm apontado, Ibaneis Rocha (MDB) disse que manterá a tradição. Nesse contexto, cinco nomes são os mais cotados: Maurílio Rocha, Gilberto Maranhão, Robson Cândido, Victor Dan e Benito Tiezzi.

O Sindicato dos Delegados da PCDF (Sindepo) e o Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol) se organizam para indicar lista tríplice ao governador.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?