De 11 buritizáveis, apenas 5 foram às ruas no primeiro dia de campanha
Os outros cumpriram agendas internas, fizeram reuniões com aliados ou preferiram se dedicar à preparação para o debate marcado para as 22h
atualizado
Compartilhar notícia
Dos 11 candidatos ao Governo do Distrito Federal (GDF), apenas cinco decidiram ir às ruas nesta quinta-feira (16/8), primeiro dia de campanha. Porém, nenhum deles teve a agenda cheia. A partir de hoje, todos estão autorizados a fazer propaganda eleitoral, com direito a comício, panfletagem, uso de auto-falante e jingles, dentre outros artifícios.
Alberto Fraga (DEM), Ibaneis Rocha (MDB) e Rodrigo Rollemberg (PSB) cumpriram agenda pública, mas deixaram brechas a fim de se prepararem para o debate da TV Band, às 22h desta quinta. O professor Antônio Guillen (PSTU) e o empresário Alexandre Guerra (Novo) também gastaram sola de sapato durante o dia.
O governador do DF escolheu repetir o pontapé inicial que o levou à vitória, em 2014, ao promover uma caminhada no Trecho 1 do Sol Nascente. No evento, que começou debaixo de chuva às 9h15, o socialista percorreu 2,6 km. “Na campanha passada, eu disse que o nosso primeiro compromisso era fazer a infraestrutura daqui, porque essa era a comunidade mais necessitada no DF”, justificou.
O ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Distrito Federal (OAB-DF) também saiu do escritório, mas preferiu participar de encontros mais reservados. Pela manhã, Ibaneis expôs suas ideias e propostas para moradores do Riacho Fundo II, do Recanto das Emas e de Samambaia.
Já o deputado federal Alberto Fraga se encontrou, pela manhã, com um grupo de pastores do Guará. No restante do dia, o coronel da reserva da Polícia Militar participou de reuniões para discutir as melhores estratégias para enfrentar os adversários no debate.
Nem as nuvens carregadas, no início da manhã, espantaram os ânimos de Antônio Guillen. Ele começou a distribuir panfletos, às 6h30, em frente à Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), aos servidores da empresa pública. No fim da manhã, o professor repetiu a ação nas proximidades do restaurante comunitário da Estrutural. Na lista de compromissos dele também estava a participação, às 18h, do 11º Congresso de Trabalhadores da Educação, na 903 Sul.
A agenda de Alexandre Guerra teve apenas um item anotado para o dia: a entrega de um cheque simbólico de R$ 3,6 milhões acumulados do fundo partidário pelo Novo. O ato político começou em frente ao Congresso Nacional, às 11h, e seguiu para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Reuniões
O bancário Renan Rosa (PCO) se limitou a cumprir compromissos com aliados. O buritizável participa da preparatória para a Conferência Nacional do PCO, que ocorrerá no próximo fim de semana, em São Paulo.
A ex-distrital Eliana Pedrosa (Pros), a professora da Universidade de Brasília (UnB) Fátima Sousa (PSol) e o deputado federal Rogério Rosso (PSD) passaram o dia se preparando para o debate da TV Band.
O economista Júlio Miragaya teve reunião com assessores pela manhã e, à tarde, discutiu o plano de governo com aliados. Às 19h, participa de evento com os correligionários Erika Kokay e Chico Vigilante, no Kingstown Hotel, em Taguatinga.
Sete candidatos ao GDF confirmaram presença no programa desta quinta-feira: Alberto Fraga, Eliana Pedrosa, Fátima Sousa, Ibaneis Rocha, Júlio Miragaya, Rodrigo Rollemberg e Rogério Rosso.
Por sua vez, o general Paulo Chagas (PRP) concedeu entrevista para uma emissora de TV, às 13h, e dedicou o restante do dia a fim de fazer o aquecimento para um debate paralelo que ele promoverá com Alexandre Guerra, às 22h, com transmissão ao vivo pelas redes sociais.
O que vale
A partir desta quinta-feira (16) é permitido, de acordo com a Resolução nº 23.555 do TSE:
– Propaganda eleitoral;
– Uso de alto-falantes ou amplificadores de som, em sedes ou em veículos, das 8h as 22h;
– Comícios e utilização de aparelhagem de sonorização fixa, das 8h às 24h, podendo o horário ser prorrogado por mais duas horas quando se tratar de comício de encerramento de campanha;
– Propaganda eleitoral na internet, vedada a veiculação de qualquer tipo de publicidade paga;
– Até as 22h de 6 de outubro, poderá haver distribuição de material gráfico, caminhada, carreata, passeata ou carro de som que transite pela cidade divulgando jingles ou mensagens de candidatos, observados os limites e as vedações legais;
– Até 5 de outubro, serão permitidas a divulgação paga, na imprensa escrita, e a reprodução na internet do jornal impresso, de até 10 anúncios de propaganda eleitoral, por veículo, em datas diversas, para cada candidato, no espaço máximo, por edição, de um oitavo de página de jornal padrão e de um quarto de página de revista ou tabloide.
*Colaborou Nathália Cardim