metropoles.com

Cristovam Buarque desdenha da candidatura de Izalci ao Senado

Segundo o senador, tucano havia prometido rasgar o diploma caso tivesse que disputar cargos para o Congresso Nacional

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Santa Rosa/Metrópoles
izalci-cristovam-e-rosso-840×560
1 de 1 izalci-cristovam-e-rosso-840×560 - Foto: Vinícius Santa Rosa/Metrópoles

O pré-candidato ao Palácio do Buriti Rogério Rosso (PSD) e o senador Cristovam Buarque (PSB) desdenharam do anúncio de que o agora ex-aliado Izalci Lucas (PSDB) será candidato ao Senado na chapa de Alberto Fraga (DEM). O tucano havia rejeitado concorrer ao cargo na chapa da terceira via, mas acabou mudando de ideia, na terça-feira (31/7), ao ser convidado pelo ex-policial militar.

“Por várias vezes, ele [Izalci] disse que rasgaria o diploma caso fosse candidato ao Senado ou a deputado federal novamente, por não aguentar mais o Congresso Nacional. Estava de saco cheio”, recordou Cristovam. “Ele já estava fora do grupo. A ida dele para a composição com Fraga não muda nada para nós”, completou.

Mais comedido, o deputado federal Rogério Rosso, que tomou o posto de Izalci como cabeça de chapa da terceira via, disse respeitar a decisão do tucano. “Acho que ele tem absoluta liberdade de ser candidato ao que bem entender. Como sempre foi em nossa coligação, vou respeitar a decisão dele. Não ficam mágoas”, declarou Rosso.

Divisões
A escolha do nome de Rogério Rosso irritou Izalci. O tucano disse na oportunidade que não havia sido consultado nem pelo colega de parlamento tampouco por Cristovam, e que manteria a pré-candidatura ao Palácio do Buriti, mesmo saindo sozinho.

Isolado, Izalci saiu do grupo e passou a negociar com outras chapas. Além do grupo liderado por Fraga, a coligação de Eliana Pedrosa (Pros) e Alírio Neto (PTB) também tinham interesse no tucano.

Um dos motivos a tirar força de Izalci Lucas foram disputas internas do PSDB. Militantes foram à Justiça pedir a saída do deputado federal da presidência do partido. Até o presidente nacional da sigla, Geraldo Alckmin, já negociava com outras legendas a desistência do tucano brasiliense.

A saída de Izalci foi dar uma guinada nas pretensões e fechar a pré-candidatura ao Senado, o que deve ser oficializado na convenção do partido, no fim de semana.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?