Covid-19: CLDF derruba veto à proibição de corte de água, luz e telefone
Interrupção no fornecimento de energia também fica proibida em casa onde há pacientes em tratamento home care
atualizado
Compartilhar notícia
Os deputados distritais derrubaram vetos do governador Ibaneis Rocha (MDB) a projeto de suas autorias durante a sessão remota desta quarta-feira (20/05). A maior parte das proposições foram aprovadas pela Câmara Legislativa durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Os projetos que proíbem o corte de água, luz, telefone e esgoto enquanto durar o surto da doença tiveram os vetos rejeitados pelos distritais. Residências que tenham equipamentos de internação por home care também não poderão ter o fornecimento de energia elétrica interrompido.
Assim, após promulgação da Casa, passam a valer o projeto do deputado Chico Vigilante (PT), que não permite os cortes dos serviços prestados pelas empresas telefônicas, Caesb e CEB enquanto durarem as medidas de combate à pandemia de coronavírus; e o do distrital Claudio Abrantes (PDT), que impede o corte de luz em casas onde há pessoas que necessitem de aparelhos médicos para sobreviver.
Outra matéria que teve veto derrubado foi a proposta do deputado Martins Machado (Republicanos) que proíbe a retenção de macas de ambulâncias nas unidades de saúde do Distrito Federal.
Crédito
De autoria do deputado Fábio Felix (PSol), os distritais derrubaram o veto ao projeto de lei que cria diretrizes para que o Banco de Brasília (BRB) conceda, durante a pandemia de Covid-19, crédito a juros reduzidos ou zero.