Convites para a posse de Ibaneis começam a ser entregues nesta quarta
Cartões de acesso para cerimônias na Câmara Legislativa e no Palácio do Buriti serão nominais e retirados no CICB, sede da transição local
atualizado
Compartilhar notícia
A equipe de transição do Governo do Distrito Federal prepara os últimos detalhes para a posse do governador eleito Ibaneis Rocha (MDB). A menos de uma semana da solenidade do dia 1º de janeiro – que terá programação na Câmara Legislativa e no Palácio do Buriti –, o cerimonial do futuro chefe do Executivo local já começa a entregar convites oficiais para autoridades, corpo diplomático e convidados pessoais do emedebista.
Os cartões de acesso podem ser retirados a partir desta quarta-feira (26/12) até quinta (27), das 9h às 17h, no gabinete da transição, localizado na sala 302 do Centro Internacional de Convenções de Brasília.
Os secretários de Estado e presidentes de estatais assinam o ato logo após a cerimônia de transferência de faixas entre Rodrigo Rollemberg (PSB) e Ibaneis Rocha. Será a última ação do socialista como ocupante da principal cadeira do Palácio do Buriti. Em seguida, já como titular do cargo, o emedebista empossa o primeiro escalão. Ao menos 55 nomes devem assinar o documento com o próximo governador.
Uma carta com recomendações foi entregue às autoridades que tomarão posse no GDF na próxima terça-feira (1º/1). De acordo com o comunicado emitido pela transição, as autoridades devem estar na Câmara Legislativa às 10h30 para a posse de Ibaneis e Paco Britto (Avante), novo vice-governador.
A solenidade costuma ser rápida e apenas protocolar, marcada para ocorrer após a tradicional missa em Ação de Graças do santuário Dom Bosco (Asa Sul), que ocorre às 8h. O cerimonial encaminhou cartão de estacionamento exclusivo do prédio do Legislativo para os convidados oficiais, anunciados como integrantes do governo Ibaneis. Para quem não terá vaga, a recomendação é escolher meios de locomoção alternativos, como táxis e aplicativos de transporte.
A cerimônia mais badalada está confirmada para ter início às 11h30, no Palácio do Buriti. É durante o evento que o atual mandatário do Executivo local transfere a faixa ao novo governador. O rito tem efeito simbólico, uma vez que o ato da Câmara Legislativa já legitima o novo titular do palácio a assinar documentos na principal cadeira do Distrito Federal.
Despedida de Rollemberg
De acordo com o cerimonial de Ibaneis, após a despedida de Rollemberg, os indicados a ocupar cargos no GDF seguirão desacompanhados ao Salão Branco do Palácio do Buriti. As cadeiras estarão reservadas nominalmente para cada um dos próximos titulares de secretarias e empresas públicas.
Como haverá, no período da tarde, a posse do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), o cerimonial do próximo governo se prepara para receber autoridades internacionais e da esfera federal.
Para a solenidade da Câmara Legislativa, a organização da posse separou apenas dois convites para cada nome da lista de Ibaneis. Já para a cerimônia no Palácio do Buriti, cada empossado terá direito a 20 convites: quatro para o setor verde (reservado a familiares) e 16 para o setor azul (apenas para convidados).
A expectativa é de que toda a cerimônia ocorra até as 13h, já que Ibaneis e Paco Britto devem acompanhar a posse de Bolsonaro, confirmada para ocorrer no período da tarde do mesmo dia.