metropoles.com

Convites para a posse de Ibaneis começam a ser entregues nesta quarta

Cartões de acesso para cerimônias na Câmara Legislativa e no Palácio do Buriti serão nominais e retirados no CICB, sede da transição local

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Ibaneis e Rollemberg
1 de 1 Ibaneis e Rollemberg - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

A equipe de transição do Governo do Distrito Federal prepara os últimos detalhes para a posse do governador eleito Ibaneis Rocha (MDB). A menos de uma semana da solenidade do dia 1º de janeiro – que terá programação na Câmara Legislativa e no Palácio do Buriti –, o cerimonial do futuro chefe do Executivo local já começa a entregar convites oficiais para autoridades, corpo diplomático e convidados pessoais do emedebista.

Os cartões de acesso podem ser retirados a partir desta quarta-feira (26/12) até quinta (27), das 9h às 17h, no gabinete da transição, localizado na sala 302 do Centro Internacional de Convenções de Brasília.

Os secretários de Estado e presidentes de estatais assinam o ato logo após a cerimônia de transferência de faixas entre Rodrigo Rollemberg (PSB) e Ibaneis Rocha. Será a última ação do socialista como ocupante da principal cadeira do Palácio do Buriti. Em seguida, já como titular do cargo, o emedebista empossa o primeiro escalão. Ao menos 55 nomes devem assinar o documento com o próximo governador.

Uma carta com recomendações foi entregue às autoridades que tomarão posse no GDF na próxima terça-feira (1º/1). De acordo com o comunicado emitido pela transição, as autoridades devem estar na Câmara Legislativa às 10h30 para a posse de Ibaneis e Paco Britto (Avante), novo vice-governador.

A solenidade costuma ser rápida e apenas protocolar, marcada para ocorrer após a tradicional missa em Ação de Graças do santuário Dom Bosco (Asa Sul), que ocorre às 8h. O cerimonial encaminhou cartão de estacionamento exclusivo do prédio do Legislativo para os convidados oficiais, anunciados como integrantes do governo Ibaneis. Para quem não terá vaga, a recomendação é escolher meios de locomoção alternativos, como táxis e aplicativos de transporte.

Divulgação / Transição
Convite da posse já foi distribuído para autoridades e corpo diplomático: participantes precisam retirar credenciais no CICB

A cerimônia mais badalada está confirmada para ter início às 11h30, no Palácio do Buriti. É durante o evento que o atual mandatário do Executivo local transfere a faixa ao novo governador. O rito tem efeito simbólico, uma vez que o ato da Câmara Legislativa já legitima o novo titular do palácio a assinar documentos na principal cadeira do Distrito Federal.

Despedida de Rollemberg
De acordo com o cerimonial de Ibaneis, após a despedida de Rollemberg, os indicados a ocupar cargos no GDF seguirão desacompanhados ao Salão Branco do Palácio do Buriti. As cadeiras estarão reservadas nominalmente para cada um dos próximos titulares de secretarias e empresas públicas.

Como haverá, no período da tarde, a posse do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), o cerimonial do próximo governo se prepara para receber autoridades internacionais e da esfera federal.

Para a solenidade da Câmara Legislativa, a organização da posse separou apenas dois convites para cada nome da lista de Ibaneis. Já para a cerimônia no Palácio do Buriti, cada empossado terá direito a 20 convites: quatro para o setor verde (reservado a familiares) e 16 para o setor azul (apenas para convidados).

A expectativa é de que toda a cerimônia ocorra até as 13h, já que Ibaneis e Paco Britto devem acompanhar a posse de Bolsonaro, confirmada para ocorrer no período da tarde do mesmo dia.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?