Conheça o novo presidente da Câmara Legislativa em 10 pontos
Eleito pelo blocão, composto majoritariamente por deputados de oposição ao governo, Joe Valle até pouco tempo atrás também era do PSB
atualizado
Compartilhar notícia
Em seu segundo mandato como deputado distrital, Joe Valle (PDT) é conhecido como um articulador poderoso dentro da Câmara Legislativa. Não é à toa que conseguiu vencer a chapa que recebeu a bênção do governador Rodrigo Rollemberg (PSB) e, consequentemente, da máquina pública.
Eleito pelo blocão, composto majoritariamente por deputados de oposição ao governo distrital, Joe nem sempre fez oposição a Rollemberg. Os dois já foram correligionários e, até setembro, o parlamentar era secretário do GDF.
Com essa vitória, o potiguar vai presidir a Câmara pelos próximos dois anos.
Conheça um pouco mais do novo presidente da Câmara Legislativa, em 10 pontos:
1 – Nascido em Caicó, no Rio Grande do Norte, Joe Valle tem 52 anos e vive em Brasília há mais de 40. Ele é casado e tem duas filhas.
2 – Hoje, Joe está em seu segundo mandato como deputado distrital. Ele recebeu 20.352 votos, o sexto mais votado, com 1,33% dos votos válidos. Em 2010, foi eleito com apenas 13.876 votos.
3 – Eleito presidente da CLDF pelo bloco de oposição a Rollemberg, Joe foi aliado do governador até pouco tempo atrás. Chegou a assumir a secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos até setembro.
4 – Joe Valle foi, até 2013, do PSB. Ele deixou o partido na última legislatura e sofreu um processo de cassação do mandato. O TRE-DF, no entanto, deu ganho de causa ao distrital.
5 – Engenheiro florestal formado pela UnB, Joe Valle tem muito interesse em agricultura orgânica. Ele tem uma propriedade agrícola especializada no assunto, com produção de alimentos orgânicos: a Malunga.
6 – A pauta ambiental o aproximou do ex-ministro Gilberto Carvalho, que fez parte dos governos Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff.
7 – Joe Valle também participou ativamente dos governos petistas. À época no PSB, foi secretário de Inclusão Social do Ministério de Ciência e Tecnologia.
8 – O presidente eleito da CLDF integrou a gestão José Roberto Arruda. Bastante interessado em agricultura, ele assumiu a presidência da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF).
9 – A Operação Caixa de Pandora fez Joe romper com Arruda. Após a deflagração do escândalo, Joe se afastou do governador e, com a bênção de Gilberto Carvalho, retomou o posto no ministério.
10 – A amizade de Joe Valle com Gilberto Carvalho foi envolta em polêmicas. Eles chegaram a ser acusados de favorecer uma ONG que prestava serviços na periferia de Brasília com suporte da secretaria de Valle no ministério. Houve até uma denúncia sobre o assunto encaminhada à Procuradoria-Geral da República (PGR).