metropoles.com

Conheça a biografia do candidato ao GDF Alexandre Guerra

O brasiliense foi lançado pelo partido Novo como uma aposta “outsider” à atual política feita no Distrito Federal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Alexandre Guerra – Mobile
1 de 1 Alexandre Guerra – Mobile - Foto: null

Nascido em Brasília, Alexandre Guerra é o primogênito de cinco irmãos. Filho de pais separados de classe média alta, o herdeiro e sócio da rede de fast-food Giraffas figura como o mais jovem entre os pré-candidatos ao Palácio do Buriti, com 37 anos. Casado e pai de dois filhos, Guerra foi lançado pelo partido Novo como uma aposta “outsider” à atual política feita no Distrito Federal.

Embora estreante no terreno político, o empresário é neto do ex-senador pernambucano Marcos Freire, do MDB. O avô presidiu a Caixa Econômica Federal e foi ministro da Reforma Agrária no governo de José Sarney. Com um discurso liberal, Alexandre Guerra diz querer “reforçar a ideia de que o indivíduo é o único responsável pela transformação da realidade – o gerador de riquezas”.

Igo Estrela/Metrópoles

Em uma das eleições mais concorridas do DF e com pouco tempo de TV (4 segundos), o candidato pede votos em aplicativos de relacionamento, como o Tinder e Grindr – este último voltado ao público gay. Além disso, decidiu usar a empresa da família para popularizar a candidatura. Nos panfletos de campanha aderiu à alcunha de “Alexandre Guerra do Giraffas”.

Em 2003, formou-se em direito pelo Centro Universitário do Distrito Federal (UDF). Apesar de estar inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF), nunca exerceu a profissão. O empresário é mestre em administração pelo Insper, em São Paulo, e tem títulos de MBA em comércio internacional pela Universidade de São Paulo (USP), com extensão na Universidade Pierre Mendès, na França. Especializou-se também em controladoria de multinacionais pela Fundação Instituto de Administração (FIA) e em mercados derivativos pela BM&F Bovespa.

Hugo Barreto/Metrópoles

O buritizável atua na cadeia de lanchonetes Giraffas há 20 anos, tendo sido CEO do grupo entre 2012 e 2016. Nesse período, foi eleito pela revista Forbes como o melhor executivo do setor de alimentação do Brasil. A rede tem 410 lojas espalhadas por 161 cidades brasileiras. Atualmente, Guerra se afastou dos negócios da família para se dedicar a projetos pessoais, mas ainda é vice-presidente da Associação Brasileira de Franchising.

Ricardo Botelho/Especial para o Metrópoles

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?