metropoles.com

Conheça a biografia da candidata ao GDF Fátima Sousa

Filha de empregada doméstica e pai operário da construção civil, a postulante estudou em escolas públicas do sertão da Paraíba, onde nasceu

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fátima Souza – Mobile
1 de 1 Fátima Souza – Mobile - Foto: null

A professora da Universidade de Brasília (UnB) Fátima Sousa, 57 anos, ingressou no PSol há um ano e meio. Ela foi uma das fundadoras do Partido dos Trabalhadores na Paraíba, na década de 1980, e seguiu os passos da deputada federal Luiza Erundina.

As duas decidiram sair do PT juntas. Após um tempo sem legenda, a buritizável decidiu migrar para a sigla quando a ex-correligionária, que havia ingressado no PSB, se filiou ao PSol.

Filha de empregada doméstica e pai operário da construção civil, Fátima tem três irmãos e estudou em escolas públicas de São José da Lagoa Tapada, no alto sertão da Paraíba, onde nasceu.

Foi alfabetizada aos 12 anos e chegou à Universidade Federal da Paraíba após concluir o ensino básico de normalista – antigo curso de habilitação para o magistério nas séries iniciais do ensino fundamental. Fez especialização em medicina preventiva e social, mestrado em ciências sociais e doutorado em ciências da saúde. Concluiu o pós-doutorado em saúde pública.

MICHAEL MELO/METRÓPOLES

Na administração pública, Fátima sempre atuou na sua área de formação. Ela foi coordenadora estadual do programa de agentes comunitários de saúde no Estado da Paraíba. O projeto a fez atuar no governo de Itamar Franco, quando foi responsável por implantar os sistema de agentes comunitários de saúde no Brasil, pelo Ministério da Saúde, de 1994 a 2001. Fátima também foi assessora da Secretaria de Saúde em São Paulo, na gestões de Luísa Erundina (1989) e de Marta Suplicy (2001),

Antes de decidir entrar na disputa por uma vaga no Buriti, Fátima Sousa era diretora da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (UnB) – a segunda maior unidade da instituição de ensino superior. O objetivo no pleito de 2018, segundo a doutora, é poder aplicar em cada canteiro da cidade todos os temas abordado por ela em sala de aula.

Hugo Barreto/Metrópoles

A principal bandeira da candidata é relançar o Saúde em Casa, fortalecendo as equipes e núcleos de apoio existentes, universalizando a nova composição mínima proposta e promovendo melhores condições de trabalho. Durante a campanha, Fátima tem defendido também os direitos humanos, a educação e a segurança pública como direitos inalienáveis de cada indivíduo. Em um possível governo, ela pretende seguir os princípios ideológicos do PSol com a defesa de uma economia que não enriqueça os ricos e esteja à serviço da população.

Andressa Anholete/Metro/Divulgação

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?