Conheça a biografia da candidata ao GDF Eliana Pedrosa
A postulante ao Buriti foi eleita deputada distrital três vezes, em 2002, 2006 e 2010
atualizado
Compartilhar notícia
Eliana Maria Passos Pedrosa (Pros) nasceu em Bicas, Minas Gerais. Ela passou a infância no Rio de Janeiro e mudou-se para Brasília com os pais ainda na adolescência, aos 15 anos de idade. Estudou em escola pública e formou-se em química pela Universidade de Brasília (UnB). Hoje, aos 65 anos, é mãe de três filhos e avó de seis netos.
Antes de iniciar carreira na política, Eliana atuou nas empresas da família. O grupo empresarial possui enfoque na prestação de serviços e chegou a ter 18 contratos com o Governo do Distrito Federal. Atualmente, segundo ela, possuem três. Entre os negócios familiares estão a Dinâmica Serviços e a Esparta Segurança.
Também pesa contra a candidata o histórico de seu irmão, Eduardo Pedrosa. Em maio de 2004, ele foi preso durante a Operação Vampiro, que investigou um esquema na compra de hemoderivados em troca de propina no Ministério da Saúde.
A candidata foi eleita deputada distrital por três vezes, em 2002, 2006 e 2010. Nos três primeiros anos do segundo mandato, licenciou-se da Câmara Legislativa para assumir o cargo de secretária de Desenvolvimento Social do governo de José Roberto Arruda (PR). Nas eleições de 2014, chegou a ser anunciada pelo PPS como candidata a vice-governadora, mas não fechou aliança com o partido de Arruda. Por fim, decidiu sair para deputada federal, mas não conseguiu se eleger.
Apoiada pela família Roriz, esta é a primeira vez que concorre ao Buriti, figurando como cabeça de chapa da coligação Juntos de Você, com PTB, PHS, Patriota, PMN, PTC e PMB. Seu vice é o também ex-deputado Alírio Neto (PTB).
Até abril de 2010, Eliana presidiu a Comissão Parlamentar de Inquérito da Corrupção, instaurada em dezembro de 2009, para apurar as denúncias de corrupção e pagamento de propina divulgadas pela Operação Caixa de Pandora, que envolvia Arruda, seu aliado na época.