Confira como foi a posse dos distritais na Câmara Legislativa
Antes do governador Ibaneis Rocha, os 24 parlamentares eleitos fizeram juramento no plenário da Casa e foram empossados
atualizado
Compartilhar notícia
Após a missa no Santuário Dom Bosco, o novo governador Ibaneis Rocha (MDB) seguiu para a posse na Câmara Legislativa nesta terça-feira (1º/1). O emedebista chegou de mãos dadas com o filho João Pedro, que se sentou com o pai no espaço reservado para autoridades – entre elas, a presidente do Tribunal de Contas do DF (TCDF), Anilcéia Machado; os distritais Robério Negreiros (PSD) e Rodrigo Delmasso (PRB); o vice-governador, Paco Britto; e o ex-presidente da CLDF Joe Valle (PDT).
Após cantarem o Hino de Brasília, Eduardo Pedrosa (PTC), o distrital mais jovem, fez o juramento. Logo depois, um a um, os 24 parlamentares subiram à tribuna para falar a palavra “prometo”. Arlete Sampaio (PT) quebrou o protocolo e disse: “Assim eu prometo, de verdade”.
Robério, o único integrante membro da Mesa Diretora que foi reeleito, fez o pronunciamento final. “Brasília será a de Dom Bosco, justa e próspera. Se depender desta Câmara, será segura”, destacou.
Delegado da Polícia Civil do DF, o distrital Fernando Fernandes (Pros) foi um dos mais aplaudidos, assim como Jaqueline Silva (PTB). Por determinação da Justiça Eleitoral, ela assume no lugar de Telma Rufino (Pros), que não compareceu à CLDF.
Durante a assinatura de posse, os distritais também receberam o botton de identificação parlamentar. Ele é usado para dar livre acesso às dependências da Casa e, inclusive, ao plenário da Câmara Legislativa.
Ex-presidente da CLDF, Joe Valle chegou atrasado para a cerimônia de posse da nova legislatura. Já sem mandato — ele não se candidatou em 2018 –, o pedetista acompanhou a cerimônia como convidado, mas compôs a mesa de autoridades.
Entre os novatos, Fábio Felix levou uma bandeira que representa a comunidade LGBT. Já o deputado distrital eleito João Hermeto (PHS) inovou ao chegar à Câmara Legislativa a bordo de um fusca caracterizado com as cores e símbolos da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF).
No seu primeiro mandato na Câmara Legislativa, o distrital eleito Jorge Vianna (Podemos) quebrou o protocolo no dia da posse. O novo deputado decidiu usar o uniforme do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para representar a categoria que ajudou a elegê-lo: os técnicos em enfermagem.
Entre os convidados, o ex-distrital Leonardo Prudente, que presidiu a Casa e foi flagrado com dinheiro nas meias durante o escândalo da Caixa de Pandora. Leonardo é pai de Rafael Prudente (MDB), que deve ser escolhido o novo comandante da CLDF.
Depois dos distritais, é a vez de Ibaneis Rocha tomar posse. Ele irá improvisar o discurso. Segundo assessores, o advogado pediu para amigos e futuros integrantes do governo escreverem sugestões para os pronunciamentos.
Nenhum dos textos, no entanto, foi totalmente acatado. A ideia do emedebista foi se inspirar nas palavras dos apoiadores para construir, na hora, os discursos tanto para a cerimônia na Câmara Legislativa quanto a que vai ocorrer no Palácio do Buriti.
Com a maior renovação desde 1991, quando foi inaugurada, a Câmara Legislativa ingressa 2019 com 17 novos deputados – sendo 16 em primeiro mandato – e 19 legendas representadas. Apenas oito distritais se reelegeram. Além da diversidade partidária, a Casa também contará com representantes de diversos grupos – evangélico, LGBT, empresarial, sindical e das forças de segurança.
Conheça a nova Câmara Legislativa:
Número de deputados distritais eleitos por partido:
- PRB – 2
- PDT – 2
- PT – 2
- Avante – 2
- PSB – 2
- Pros – 1
- MDB – 1
- PSD – 1
- PR – 1
- Podemos – 1
- PSC – 1
- PTC – 1
- PHS – 1
- PTB – 1
- PSol – 1
- PP – 1
- PRP – 1
- Novo – 1
- Rede – 1