Comitê anticrise de parlamentares do DF discutirá crise hídrica
Trinta dos 35 parlamentares do DF vão discutir problemas locais nesta terça. Comitê com seis representantes dialogará com o GDF
atualizado
Compartilhar notícia
O encontro entre deputados federais, distritais e senadores, que ocorrerá nesta terça-feira (31/1), na residência do coordenador da bancada do Distrito Federal na Câmara dos Deputados, Izalci Lucas (PSDB), será marcado pela criação de um Comitê Parlamentar para Avaliação Estratégica (CPAE). O objetivo do grupo é se reunir ao menos uma vez por mês com membros do GDF.
De acordo com a proposta inicial, o comitê será formado por um senador, dois deputados federais e três distritais. A princípio, duas vagas serão permanentes: uma para o coordenador da bancada do DF no Congresso Nacional e outra para o presidente do Legislativo local, postos atualmente ocupados por Izalci Lucas e Joe Valle (PDT), respectivamente.“Precisamos criar um canal de contato com o governo para debatermos e levarmos sugestões ao governo para os problemas sensíveis da cidade. O nosso grupo tem toda a intenção de ajudar o Distrito Federal e, para isso, é necessário termos mecanismos, que podem vir tanto da bancada federal, junto à União, quanto com os deputados distritais aprovando leis”, afirmou Izalci Lucas.
Pauta
A pauta do encontro terá a contribuição dos demais parlamentares do DF. Para esta terça (31), já foram definidos alguns temas: a crise hídrica e a retomada das obras de Corumbá IV; a recuperação de R$ 1,2 bilhão do Fundo Constitucional do DF que deixaram de ser repassados para o governo local pela União; a regularização fundiária; o debate sobre o Projeto de Uso e Ocupação do Solo (Luos) e Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT).
O café da manhã desta terça-feira foi idealizado em encontro entre o senador Cristovam Buarque (PPS), o distrital Joe Valle e o federal Izalci Lucas. São esperados para o encontro pelo menos 30 parlamentares das três casas legislativas de um total de 35.