Com pouco tempo no rádio e na tevê, buritizáveis definem estratégias
A propaganda eleitoral obrigatória começará no próximo dia 31. O TRE-DF divulgará o tempo de cada candidato na quinta-feira (23)
atualizado
Compartilhar notícia
Faltando nove dias para o início da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão, os candidatos ao Buriti buscam estratégias para aproveitar cada segundo do contato com o eleitor. O tempo exato de cada postulante ao GDF será divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) na quinta-feira (23/8). Mas, de acordo com cálculos dos partidos, apenas seis dos 11 concorrentes terão mais de um minuto no horário eleitoral.
As coligações terão dois blocos diários de 25 minutos, de segunda a sábado, os quais serão divididos entre todos os aspirantes. Para o governo local, os programas serão realizados segundas, quartas e sextas-feiras. As produções entrarão no ar no horário de almoço e, à noite, por volta das 20h.
O candidato do MDB, Ibaneis Rocha, deve conquistar uma das maiores fatias do horário eleitoral. Sem perder tempo, o ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal (OAB-DF) já começou as gravações. Durante o último fim de semana, o advogado visitou feiras e festas populares acompanhado de perto por cinegrafistas. De acordo com membros da equipe de comunicação do emedebista, o foco das inserções no rádio e na tevê será apresentar Ibaneis aos eleitores. Batizada de Pra fazer a diferença, a coligação é composta por MDB, PP, Avante, PSL e PPL.
A candidata Eliana Pedrosa (Pros) começa a gravar os programas eleitorais nesta quarta-feira (22). Apesar de contar com sete siglas (Pros, PTB, PHS, Patriota, PMN, PTC e PMB), a ex-distrital não deve figurar entre os postulantes com mais exposição na TV e no rádio. A educação deve ser o assunto mais abordado por Eliana nas propagandas – o tema também ocupa boa parte do programa de governo da coligação Juntos de Você.
Temas em destaque
As equipes de comunicação dos candidatos Alberto Fraga (DEM) e Rogério Rosso (PSD) ainda discutem estratégias para o programa eleitoral. Estão em debate quais serão os assuntos que ganharão mais destaque nas inserções. As gravações devem começar nos próximos dias. Tanto Fraga quanto Rosso devem contar com cerca de dois minutos do horário eleitoral. Batizada como Coragem para Fazer, a coligação de Fraga reúne Dem, PR, PSDB e DC. A chapa de Rosso conta com PSD, PRB, PPS, Solidariedade, Podemos e PSC e ganhou o nome Unidos pelo DF.
Mesmo sem apoio de outras legendas, o PT também deve levar mais de um minuto do horário eleitoral. Mas a equipe de comunicação de Júlio Miragaya faz mistério acerca dos assuntos a serem abordados. De acordo com os assessores ouvidos pelo Metrópoles, o objetivo é surpreender os eleitores. O candidato à reeleição, Rodrigo Rollemberg (PSB), é sempre visto ao lado de cinegrafistas. No entanto, a reportagem não conseguiu contato com membros da campanha do atual governador. A coligação Brasília de Mãos Limpas é composta por PSB, PV, PCdoB, PDT e Rede.
No time dos postulantes que podem ter menos de 30 segundos, estão Fátima Sousa (PSol), Alexandre Guerra (Novo), Paulo Chagas (PRB), Antônio Guillen (PSTU) e Renan Rosa (PCO). Desses, apenas a equipe de Fátima informou estar pronta para o início das gravações. O foco dos programas eleitorais da chapa Sem Medo de Mudar o DF, composta por PSol e PCB, será apresentar a professora aos eleitores e detalhar propostas nas áreas de saúde e gestão pública. A assessoria de Alexandre Guerra (Novo) comunicou que aguarda a divulgação oficial do tempo de cada candidato, prevista para a próxima quinta (23).