metropoles.com

Com cenário ainda indefinido, disputa ao GDF tem últimas convenções

Até sábado (4/8), nove candidatos ao Buriti foram oficializados por suas legendas. Hoje, pelo menos outros três nomes devem ser aprovados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
convenção
1 de 1 convenção - Foto: iStock

A pré-campanha chegou ao fim. Segundo a legislação, a relação das chapas completas com os nomes de candidatos, vices, alianças ou coligações tem de ser entregue à Justiça Eleitoral até segunda (6). E o cenário para a disputa pelo comando do Palácio do Buriti entra na reta final ainda indefinido, já que pairam dúvidas sobre o que pode ocorrer nas convenções do MDB, PP, PDT, PSL e PSDB neste domingo (5).

No sábado (4), três candidatos ao GDF foram confirmados: Rogério Rosso (PSD), Alberto Fraga (DEM) e Paulo Chagas (PRP). Com eles, são nove os nomes oficializados em convenções. MDB, PT e PCO já lançaram candidatos próprios à chapa majoritária e a expectativa é de que sejam referendados neste domingo, subindo para 12 o número de buritizáveis. A negociação sobre composições, entretanto, ficará aberta até o último minuto.

O PDT, por exemplo, vive uma crise interna e ainda não decidiu se lança candidato próprio ou apoia nome de outro partido (quem seria?). O certo é que o principal representante da legenda com mandato eletivo, o presidente da Câmara Legislativa, Joe Valle, abandonou a corrida eleitoral e não tentará, sequer, a reeleição.

A sigla está sendo cortejada por Eliana Pedrosa (Pros), Rosso, Ibaneis Rocha (MDB) e Rodrigo Rollemberg (PSB). Conversas e trocas de mensagens invadiram a madrugada. A decisão deve ser anunciada na manhã de hoje (5), uma vez que depende, também, de alianças nacionais.

A convenção tucana também é uma caixinha de surpresas. Começando pelo fato de o presidente da legenda, o deputado federal Izalci Lucas, não ser unanimidade dentro da própria sigla e ter sua gestão questionada na Justiça pelos seus correligionários. O parlamentar, que já foi lançado candidato ao Buriti pela chamada terceira via, é cotado para disputar uma vaga no Senado na chapa liderada por Alberto Fraga. Mas está sendo assediado, também, por outros grupos.

O PP não terá candidato próprio. A princípio, o partido presidido pelo deputado federal Rôney Nemer fechou com o MDB de Tadeu Filippelli. A contrapartida é indicar o vice na chapa de Ibaneis. Entre os nomes cotados, está o de Anna Christina Kubitschek.

A progressista é neta de JK e casada com Paulo Octávio. O empresário e ex-vice governador do DF pode desistir de eventual candidatura, receoso do desgaste que enfrentará durante a campanha em razão dos processos aos quais responde – por corrupção, no âmbito da Caixa de Pandora, e organização criminosa na emissão de alvarás na Administração Regional de Taguatinga.

Há quem garanta, entretanto, que o PP pode surpreender, pois o partido vem mantendo conversas, também, com o grupo de Fraga.

A chapa de Ibaneis foi reforçada nesse sábado (4) pelo PSC. A sigla abandonou o grupo de Rosso e do senador Cristovam Buarque (PPS). Com a aliança, garantiu uma vaga ao Senado, a ser ocupada por Paulo Torres. Avante também integra a coalizão, que poderá ser fortificada ainda neste domingo pelo PSL.

O PT-DF oficializa o nome do economista Júlio Miragaya ao governo. A legenda não tem apoios de maior expressão e deve, inclusive, vir em uma chapa puro sangue. A sigla aposta em nomes de peso nas proporcionais, principalmente para a Câmara Legislativa, como Chico Vigilante, Arlete Sampaio e Ricardo Vale. Wasny de Roure vai sair ao Senado.

O PPL também tem encontro marcado com sua militância. De acordo com o presidente João Goulart Filho, o partido ainda não definiu como sairá, mas estuda uma proposta para lançar um candidato a vice-governador em uma das chapas postas.

Daniel Ferreira/Metrópoles
Alberto Fraga

Ausências
Apesar de terem sido oficializados, nem tudo são flores para Fraga e Rosso. Nas duas coligações, há sinais de insatisfação por parte de aliados. Durante o lançamento oficial do deputado da sigla pessedista, candidatos proporcionais relatavam contrariedade com a falta de alianças do PRB para a campanha à Câmara Legislativa.

Coincidência ou não, o atual deputado distrital Rodrigo Delmasso não compareceu ao ato que formalizou o pastor Egmar Tavares como vice de Rosso. Já no caso da convenção do PR-DEM, a ausência mais comentada foi a de Jofran Frejat (PR), até então postulante ao governo do DF.

O ex-secretário de Saúde desistiu da corrida eleitoral, mas garantiu apoiar a candidatura de Alberto Fraga ao Palácio do Buriti. Neste sábado, no entanto, não compareceu à convenção partidária. Aliados avaliaram que a ida do médico à solenidade poderia tirar o brilho do lançamento da campanha do substituto. Mas a estratégia, se verdadeira, não ajudou muito. Outro integrante do PR chamou a atenção durante a convenção: o ex-governador José Roberto Arruda, que roubou a cena.

Daniel Ferreira/Metrópoles
Rogério Rosso

Próximos passos
Entre o fim das convenções e os registros das candidaturas (até 15 de agosto), haverá uma janela de 10 dias para que os partidos fechem suas listas — com nomes para todos os cargos — e entreguem à Justiça Eleitoral. A partir de 16/8, a campanha nas ruas estará liberada.

O horário eleitoral em rádio e TV começa no dia 31/8.

Confira os nomes dos candidatos já oficializados:

  • Alberto Fraga (DEM)
  • Alexandre Guerra (Novo)
  • Antônio Guillen (PSTU)
  • Eliana Pedrosa (Pros)
  • Fátima Sousa (Psol)
  • Paulo Barreto (PRTB)
  • Paulo Chagas (PRP)
  • Rodrigo Rollemberg (PSB)
  • Rogério Rosso (PSD)

Nomes a serem confirmados neste domingo:

  • Ibaneis Rocha (MDB)
  • Júlio Miragaya (PT)
  • Renan Rosa de Arruda (PCO)

 

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?