metropoles.com

CLDF votará extensão de prazo para regularizar terras rurais do DF

Data limite, que vencia em abril de 2019, será ampliada até 2020 para quem quiser requerer regularização junto à Terracap

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Giovanna Bembom/Metrópoles
Brasília (DF), 29/07/2016Fazenda MalungaLocal: 1 Hora de BrasíliaFoto: Giovanna Bembom/Metrópoles
1 de 1 Brasília (DF), 29/07/2016Fazenda MalungaLocal: 1 Hora de BrasíliaFoto: Giovanna Bembom/Metrópoles - Foto: Giovanna Bembom/Metrópoles

O governo conseguiu acordo com os deputados distritais para votar proposta que estende o prazo para ocupantes de terras rurais do Distrito Federal requererem a regularização das áreas. O projeto deverá ser levado à pauta da Câmara Legislativa (CLDF) nesta terça-feira (2/4) e amplia o prazo de 11 de abril deste ano até a mesma data de 2020.

De acordo com o Projeto de Lei n° 278/2019, as terras são, em sua maioria, de propriedade da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) e são ocupadas de forma irregular ou em regime de concessão temporária.

O prazo original para a realização do requerimento venceria neste mês, mas ainda há concessionários que não o fizeram. Por esse motivo, o GDF decidiu enviar ao Legislativo a proposta, que tem como base as regras prevista em leis como o Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT).

Apesar de ampliar o prazo para os requerentes, eles não terão a garantia de que as demandas serão acatadas pelos órgãos do governo.

Na sessão, também está prevista a análise de vetos do governador e de novos projetos parlamentares. Os deputados distritais que ainda não tiveram matérias aprovadas pelo plenário da Câmara Legislativa poderão apresentar pelo menos duas propostas. Porém, elas só serão conhecidas em plenário – a expressão se refere a quando uma matéria é levada diretamente ao pleno antes mesmo de tramitar em qualquer comissão.

A situação tem sido recorrente e causado alguns desentendimentos entre os parlamentares. Sem discussão das propostas nas comissões, muitas delas têm o debate adiado contra a vontade dos autores, por não haver acordo.

Outro problema alertado pelos técnicos da Casa é a falta de cuidado com as redações e a constitucionalidade de alguns projetos. Muitas vezes, os relatores das matérias nas comissões só dizem se a acatam ou não, sem expor os motivos para aquela proposta ser ou não considerada legal ou até mesmo pertinente para os interesses do Distrito Federal.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?