metropoles.com

CLDF vota 24 projetos de parlamentares em esforço para limpar a pauta

Os deputados distritais apreciaram as matérias em sessão extraordinária, realizada na quarta (6). O recesso começa dia 15 de dezembro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Câmara-Legislativa2
1 de 1 Câmara-Legislativa2 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Os deputados distritais fizeram um esforço concentrado para limpar a pauta de votações, antes do início do recesso parlamentar, previsto para 15 de dezembro, após votação da Lei Orçamentária Anual (LOA). Em sessão extraordinária realizada na Câmara Legislativa na quarta-feira (6/12), foram apreciados 24 projetos de lei propostos por diversos parlamentares.

Entre os assuntos votados, estava o texto que prevê o combate à LGBTfobia; a geração de energia limpa em construções; a transferência de autorização para táxi, entre outros. Todas elas seguem para a sanção ou veto do governador Rodrigo Rollemberg (PSB).

O Projeto de Lei nº 1.574/2017, que altera o texto do Dia de Combate à Homofobia no DF, passou pelo plenário da Casa com um voto contrário, do deputado Rodrigo Delmasso (Podemos). Proposto por Ricardo Vale (PT), o texto troca o vocábulo “homofobia” por “LGBTfobia”, além de acrescentar artigo incluindo a data, celebrada em 17 de maio, no calendário oficial de eventos do Distrito Federal.

Também apresentado por Vale, foi aprovado em segundo turno o PL nº 696/2015. A proposição torna obrigatória a indicação expressa sobre o uso de agrotóxicos nos produtos alimentares produzidos e comercializados no DF. Também na área de alimentação, um projeto de autoria do deputado Rafael Prudente (PMDB) obriga estabelecimentos a indicarem nos cardápios os alimentos com alta concentração de sódio.

Mudanças para taxistas
De autoria do deputado Delmasso, o PL nº 73/2015 altera a lei que trata da prestação de serviço de táxis no DF (Lei nº 5.323/2014). Os deputados aprovaram as mudanças no processo de transferência da autorização das permissões para sucessores legítimos de um taxista. Assim, fica permitido, se sancionada pelo governador, o repasse de direito provisório a um dos herdeiros, até a efetiva decisão da partilha de bens, que costuma demorar.

Os distritais também aprovaram, em segundo turno, o PL nº 189/2015, do deputado Cristiano Araújo (PSD). A proposição cria a Política de Incentivo à Geração de Energia Limpa em Prédios Residenciais ou não no Distrito Federal. O objetivo é impulsionar a utilização de energia limpa e renovável, contribuindo para a preservação do meio ambiente.

Ainda passaram em plenário o PL nº 1.740/2013, da deputada Celina Leão (PPS), que cria o Dezembro Vermelho, destinado à orientação e à assistência ao portador do vírus HIV, bem como à prevenção da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids); e o PL nº 1.608/2013, da deputada Luzia de Paula (PSB), que declara o Cine Drive-in de Brasília Patrimônio Cultural do DF.

Lei do silêncio
A definição sobre mudanças na Lei do Silêncio ficou para o próximo ano. Segundo o deputado Ricardo Vale (PT), defensor da alteração da legislação, o presidente da Câmara, deputado Joe Valle (PDT), garantiu que o assunto será definido pelo Legislativo até o dia 6 de março do próximo ano.

(Com informações da Câmara Legislativa do Distrito Federal)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?