metropoles.com

CLDF revoga proibição para enfermeiros receitarem remédios

O PDL suspende a resolução da Secretaria de Saúde que proibia os enfermeiros de prescreverem medicações

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Andre Borges/Especial para o Metrópoles
Câmara Legislativa do DF
1 de 1 Câmara Legislativa do DF - Foto: Andre Borges/Especial para o Metrópoles

A Câmara Legislativa (CLDF) revogou, nesta terça-feira (11/02/2020), a portaria da Secretaria de Saúde que proibia os enfermeiros de prescreverem medicamentos. A proposta de Projeto de Decreto Legislativo (PDL) veio do deputado distrital Jorge Vianna (Podemos), que tentou acordo com a pasta, mas, sem sucesso, levou a discussão ao plenário.

“A secretaria reconheceu que o texto não estava certo, mas manteve a resolução. A pasta suspendeu a portaria quando, na verdade, deveria revogá-la. O acordo agora é que todos nós, junto com as entidades, ajudemos na elaboração de uma nova resolução”, defendeu o distrital.

Ainda na semana passada, o plenário da Casa chegou a colocar a proposta de PDL em votação, mas a pedido do governo a votação foi adiada para tentar um acordo. Como a Secretaria de Saúde não se manifestou pela revogação, o distrital pediu novamente a inclusão do decreto.

A pasta foi duramente criticada por entidades que representam os profissionais da saúde, como o Conselho Regional de Medicina (CRM-DF), e acabou suspendendo a medida.

Suspensão

A Portaria nº 33, publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) de 28 de janeiro, autorizava os enfermeiros a prescreverem medicamentos e solicitar exames de acordo com os protocolos. Contudo, o ato oficial foi suspenso uma semana depois, em nova norma da Secretaria de Saúde.

O CRM-DF chegou a publicar nota de repúdio após a publicação da portaria, indicando ter mandado ofício à secretaria solicitando sua revogação. Contudo, a medida foi apenas suspensa pelo titular da pasta.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?