metropoles.com

CLDF promove audiência sobre a proibição ao uso de drogas no Brasil

Mesmo sem alterações na legislação federal, encontro pretende discutir maneiras de transformar a questão em caso de saúde pública

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Raimundo Sampaio/Especial para o Metropoles
Marcha-da-Maconha
1 de 1 Marcha-da-Maconha - Foto: Raimundo Sampaio/Especial para o Metropoles

Menos de uma semana após a Marcha da Maconha ser realizada no Distrito Federal, a Câmara Legislativa (CLDF) fará uma audiência pública sobre A Proibição das Drogas no Brasil. O evento será realizado nesta segunda-feira (03/06/2019), às 10h.

Um dos objetivos é debater a abordagem do Estado a usuários no Distrito Federal. Durante a manifestação pela legalização da maconha, na última quinta-feira (30), pelo menos 14 pessoas foram detidas no ato que saiu da Biblioteca Nacional de Brasília e foi até o Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo o presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH) da Câmara, Fábio Felix (PSol), o objetivo é tratar do assunto não apenas como uma questão de segurança pública, mas de saúde. “Em vez de falar com as pessoas apenas na lógica da segurança pública, mandando a polícia, poderia se enviar equipes de redução de danos da saúde para atender as pessoas que estão em situação de drogadição”, exemplifica o deputado.

A audiência pública também debaterá o o uso para fins medicinais de substancias como o canabidiol. “Discutir a política de drogas significa influenciar o debate no âmbito federal. A gente influencia tentando gerar impacto local, mesmo sem mudanças significativas na legislação”, argumentou o presidente da CDH.

O encontro será acompanhado por representantes do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), da Universidade de Brasília (UnB), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da organização da Marcha da Maconha.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?