metropoles.com

CLDF mantém remanejamento de verba do FAC para Teatro Nacional

Projeto do governo prevê mudança no uso dos recursos do Fundo de Apoio à Cultura

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Julia Bandeira / Especial para o Metrópoles
Prédio público
1 de 1 Prédio público - Foto: Julia Bandeira / Especial para o Metrópoles

Em disputa apertada, a Câmara Legislativa (CLDF) manteve o decreto do Executivo que possibilita o remanejamento de recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), durante sessão nesta quarta-feira (11/12/2019). Foram nove votos contrários e oito favoráveis ao Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 57/2019, que tinha como objetivo sustar a medida do governo que prevê, entre outras iniciativas, a reforma do Teatro Nacional.

Proposto pela deputada Arlete Sampaio (PT), o PDL foi aprovado em reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) um dia antes da votação. A parlamentar alegou que o decreto de Ibaneis Rocha “adentra as prerrogativas do Poder Legislativo” e que, por não ter sido previamente aprovado pelo Conselho de Cultura do DF, haveria descumprimento da Lei Orgânica que rege a categoria.

Apesar da pressão de lideranças e promotores culturais, que lotaram a galeria da CLDF, a base governista teve mais força. Por orientação dos distritais, Rodrigo Delmasso (Republicanos) votou contra o PDL, dando maioria à medida do governo. Os artistas nas galerias protestaram.

Os distritais da oposição e independentes reclamaram de “tratoragem” por parte do governo. “Eu lamento esse resultado. Alguns deputados não compreende o papel do Legislativo. Não somos puxadinho do GDF. Eu fui líder de governo e nunca passei por cima desta Casa. Vimos um secretário achar que tem mais força que uma lei e mudá-la. Agora demos uma carta em branco para um secretário infringir a lei”, atacou Arlete Sampaio.

O Decreto n° 39.896/2019 revoga parte da Lei Orgânica da Cultura (LOC). A ideia inicial apontada por Ibaneis seria usar esses recursos, previstos no FAC, para bancar a reforma do Teatro Nacional Claudio Santoro, fechado há mais de cinco anos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?