metropoles.com

CLDF discute venda direta de terrenos ocupados por produtores rurais

Assunto foi debatido na Comissão de Assuntos Fundiários da Casa nesta quarta-feira (26/10)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Macedônio Vieira/Divulgação
comissão de assuntos fundiários CLDF
1 de 1 comissão de assuntos fundiários CLDF - Foto: Macedônio Vieira/Divulgação

Produtores rurais que ocupam terras do Distrito Federal a partir de concessões públicas poderão comprar os terrenos de forma direta. Tudo dependerá da aprovação, no plenário da Câmara Legislativa, do Projeto de Lei n° 1.281/2016, do Poder Executivo. A matéria foi discutida pela Comissão de Assuntos Fundiários (CAF) nesta quarta-feira (26/10), com produtores que pediram alternativas para a regularização de áreas rurais.

Segundo a assessoria da CAF, no Distrito Federal, a maior parte dos imóveis rurais é de propriedade do Estado e está ocupada por meio de termos de Concessão de Uso. Com o fim da Fundação Zoobotânica, os contratos foram extintos pelo Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT), e novas concessões foram emitidas por meio da Terracap. Somente uma minoria das propriedades encontra-se em situação legal.

Durante o encontro, os produtores reclamaram da falta de um mapa com a marcação dos imóveis e das escrituras das propriedades, o que gera insegurança por parte dos moradores.

Para a presidente da Comissão de Assuntos Fundiários, deputada Telma Rufino (sem partido), a pauta deve ser debatida antes de enviada ao plenário. “Como exemplo do projeto de regularização dos puxadinhos, precisamos construir um texto consensual, assegurando o direito dos produtores e, principalmente, uma redação que não seja votada e logo após considerada inconstitucional”, disse.

A matéria ainda passará por nova discussão antes de ser votada pela própria CAF. O PL ainda não tem previsão de ser votado no plenário da Casa.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?