CLDF aprova projeto que prevê eleição para administradores regionais
A matéria, de autoria do deputado Chico Vigilante (PT), passou em 2º turno e segue para sanção do governador Rodrigo Rollemberg (PSB)
atualizado
Compartilhar notícia
Os deputados distritais aprovaram, nesta quarta-feira (6/12), projeto de lei que prevê eleições para administradores regionais. A participação popular no processo de escolha seria um instrumento para evitar o esquema usual de troca de cargos nos órgãos para barganha política. Essa era uma promessa de campanha do governador Rodrigo Rollemberg (PSB), mas o PL nº 915/2016, que teve o aval dos parlamentares, é de autoria do deputado Chico Vigilante (PT).
O texto estabelece que qualquer cidadão inscrito em seção eleitoral da região administrativa respectiva poderá participar do pleito. “Com a participação popular na escolha dos administradores, acredito que terá fim uma das práticas mais antigas existente no Distrito Federal, que é o loteamento”, afirmou.
Para concorrer ao cargo, os candidatos deverão ter idade mínima de 25 anos; residência fixa na localidade há mais de um ano; experiência profissional de, no mínimo, três anos; idoneidade moral e reputação ilibada; além de escolha mediante participação popular; dentre outras exigências.
As eleições devem ser organizadas nos primeiros três meses do mandato do chefe do Executivo e terão validade por quatro anos.
O projeto agora precisa passar pela sanção do governador Rodrigo Rollemberg. Em nota, o GDF afirmou que vai analisar o documento, mas entende que há vício de origem.
Confira a íntegra do PL nº 915/2016
Projeto administrações regionais by Metropoles on Scribd