metropoles.com

CLDF aprova projeto que obriga exame de coronavírus para servidor

Proposta prevê que trabalhadores da saúde e segurança, entre outros, passem por teste a cada 15 dias. Especialistas são contra a medida

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

Em sessão remota, a Câmara Legislativa aprovou, em dois turnos, nesta quarta-feira (25/03), projeto de lei que obriga o Poder Executivo a realizar, a cada 15 dias, exames para identificar se profissionais da saúde, segurança e de fiscalização contraíram o coronavírus (Covid-19).

A matéria, de autoria do deputado distrital Fernando Fernandes (Pros), vai contra a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), do Ministério da Saúde e da própria Secretaria de Saúde.

De acordo com as entidades responsáveis pelo controle da pandemia, apenas pacientes com sintomas da Covid-19 ou que tiveram contato com pessoas que testaram positivo para a doença passem pelo processo.

Ainda assim, a visão de Fernando Fernandes é outra. Para o parlamentar, os profissionais em contato com o público precisam ser monitorados.

“Essa não é uma regra rígida. No segundo parágrafo, deixamos uma brecha para que o governo faça o teste nos servidores quando achar conveniente. Colocamos mais de R$ 2,5 milhões para o combate ao coronavírus, exatamente para a compra dos testes”, pontua o distrital.

A professora de Saúde Coletiva da Universidade de Brasília Carla Pintas discorda do parlamentar. A docente destaca que não há respaldo para a medida.

“A testagem é para pessoas que procuraram o sistema com sintomas. Não temos um exame para cada brasileiro. Fazer essa testagem pouco vai me mostrar sobre a evolução da doença. Vou perder exames que poderiam estar sendo usados. Esses profissionais já estão usando EPIs [Equipamento de Proteção Individual]. É uma medida sem efeito. Se o servidor estiver doente, ele já é afastado”, critica Carla Pintas.

Segundo o secretário de Relações Parlamentares, Bispo Renato Andrade, o projeto será analisado pela Procuradoria-Geral do Distrito Federal. “Somente após isso teremos um posicionamento.”

Já a Secretaria de Saúde afirmou que não comenta projetos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?