metropoles.com

CLDF aprova mudança na eleição de conselheiros tutelares

Segundo deputado, alteração amplia a participação, pois aumenta o número de entidades que podem comprovar a experiência de candidatos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
CLDF – fachada
1 de 1 CLDF – fachada - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A sessão extraordinária desta segunda-feira (24/06/2019), que abriu a última semana do semestre na Câmara Legislativa, acabou com bate-boca protagonizado pelos distritais Rodrigo Delmasso (PRB) e Fábio Felix (PSol). Na queda de braço, o vice-líder do governo levou a melhor e conseguiu aprovar o Projeto de Decreto Legislativo que susta regras estabelecidas pelo Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDCA).

Segundo Delmasso, antes de publicar as regras para as eleições de conselheiros, o CDCA, ligado à Secretaria da Justiça, apresentou, pelo menos, três editais e em nenhum deles havia especificações de quais documentos deveriam ser apresentados no ato da inscrição que comprovassem a experiência dos candidatos. Apenas no dia 19 de junho os itens foram especificados, com o prazo já próximo ao término e limitando as instituições que poderiam emitir os papéis.

“Se pegarmos as entidades autorizadas pelo CDCA, 151 poderiam emitir o documento. Isso é uma clara demonstração de reserva de mercado. A lei não diz quem pode ou não expedir essa documentação, demonstrando a extrapolação das funções do CDCA, que está legislando”, criticou Rodrigo Delmasso, que, em sua proposta, incluiu instituições religiosas entre as emissoras das declarações.

Delmasso pontuou que o decreto legislativo amplia a possibilidade de participação. “Susta o Edital 4, que restringia a emissão da comprovação de experiência. Mas todos os prazos foram mantidos”, acrescentou. A eleição para a escolha dos novos conselheiros tutelares será em 6 de outubro.

Felix, contudo, reclamou. “São muitas as entidades que podem comprovar a experiência dos candidatos. O que o conselho quis fazer foi evitar a banalização desses documentos. Quando eu participei do CDCA havia instituições expedindo documentações em massa, em um claro indício de irregularidades”, argumentou. “Essa eleição caminha para a judicialização.”

Primeiro turno

Ao longo da tarde, várias matérias foram aprovadas, todas em primeiro turno, como a obrigatoriedade de participação de representantes do setor produtivo e sindicalizados nos conselhos de empresas públicas. De autoria do distrital Eduardo Pedrosa (PTC), o PL 31/2019 deverá ser regulamentado pelo Poder Executivo. De acordo com a assessoria do parlamentar, os representantes serão remunerados se o conselho ao qual eles forem integrados prever o pagamento de subsídio.

De autoria do deputado Chico Vigilante (PT), foi aprovada proposta que obriga as empresas de locação de veículos a emplacarem seus carros no Distrito Federal. Algumas que atuam aqui têm placas de outros estados, como do Paraná.

Os deputados aprovaram, ainda, a ampliação do prazo de uso dos táxis do Distrito Federal. A proposta, de autoria do distrital Valdelino Barcelos (PP), analisada também em primeiro turno, passa o tempo útil permitido de cinco para oito anos. A pedido da Secretaria de Mobilidade, também foi aprovada, na mesma matéria, a obrigatoriedade de máquinas de cartão de crédito e débito nos veículos.

Alimentação

Bares, restaurantes e lanchonetes que cobram por serviços deverão deixar claro quando cobrarem taxas trabalhistas nas contas, a chamada “nova taxa de serviço”, que pode chegar a 20% do valor da nota. A proposta de Agaciel Maia (PR) quer evitar  surpresas ao consumidor.

Todas as matérias deverão voltar à pauta nesta terça-feira (25/06/2019), para apreciação em segundo turno.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?