metropoles.com

CLDF amplia idade máxima de carros de apps, como Uber, para 8 anos

A medida foi aprovada em sessão extraordinária nessa terça-feira (30/10) e também vale para táxis

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
CLDF plenário
1 de 1 CLDF plenário - Foto: Michael Melo/Metrópoles

A idade máxima para carros de aplicativos de transporte privado e táxis será aumentada de cinco para oito anos. A medida foi aprovada em sessão extraordinária da Câmara Legislativa, realizada nessa terça-feira (30/10). Dezesseis parlamentares, dos 18 presentes em plenário, votaram a favor do Projeto de Lei n° 1.864/2017. Outras três propostas também foram aprovadas na Casa.

Motoristas do Uber, Cabify e de outras empresas lotaram a galeria do plenário para pressionar os parlamentares. Apenas Chico Vigilante (PT) e o presidente da CLDF, Joe Valle (PDT), foram contra a aprovação. “Muitos [motoristas] acabam sendo escravizados pelos aplicativos. Em vez de votarmos o aumento da idade [máxima], deveríamos votar o aumento da remuneração”, disse Vigilante.

O autor do projeto, Professor Israel Batista (PV), no entanto, disse discordar das opiniões. De acordo com ele, se a idade máxima de cinco anos fosse mantida, cerca de 6 mil trabalhadores poderiam perder a ocupação. “Temos que igualar o DF às demais unidades da Federação e evitar que famílias sejam prejudicadas em meio a uma crise tão grande como a que vivemos”, disse Batista.

Servidores
Além disso, outros três projetos foram aprovados pelos parlamentares. O PL n° 2.136/2018 suspenderá a validade dos concursos públicos no período em que a administração pública estiver proibida de fazer contratações. De autoria do Executivo, a proposição é para reduzir despesas.

O PL nº 2.146/2018 beneficiará a carreira dos servidores socioeducativos. Ele altera a Lei nº 5.351/2014 e institui o quantitativo de vagas para cada cargo. Com a aprovação da medida, serão 2,5 mil agentes socioeducativos, 800 técnicos socioeducativos, 700 especialistas socioeducativos e 145 auxiliares administrativos.

Por último, o Projeto de Lei nº 2063/2018, que dispõe sobre o Convênio ICMS 190, e trata da remissão de créditos tributários.

Apps comemoram
O aplicativo 99 encaminhou uma nota comemorando a ampliação de idade da frota, de cinco para oito anos. “A aprovação do PL 1864 garante o sustento de cerca de 5 mil pais e mães de família que, sem esta regulamentação, estariam impedidos de trabalhar. Até hoje, Brasília era a única cidade brasileira com a limitação de 5 anos para veículos intermediados por aplicativos e, após a aprovação desse projeto, coloca-se novamente na vanguarda das discussões regulatórias acerca do tema.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?