Cláudio Abrantes negocia retirada de candidatura à Presidência da CLDF
Em troca da desistência, o deputado distrital pleiteia uma vaga para o grupo dele na Mesa Diretora da Câmara Legislativa
atualizado
Compartilhar notícia
O deputado distrital Cláudio Abrantes (PDT) negocia, nesta terça-feira (1º/1), com os pares a retirada da sua candidatura à presidência da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). Em troca, ele pleiteia uma vaga para o grupo dele na Mesa Diretora da Casa. Se tiver sucesso na articulação, o pedetista anunciará a desistência de concorrer ao posto. Caso contrário, as conversas se estenderão pela tarde.
Os distritais se articulam para escolher o novo comando da Casa pelos próximos dois anos. A eleição está agendada para as 15h. Por enquanto, pelo menos duas chapas devem concorrer ao principal posto do Legislativo local: um grupo liderado pelo emedebista Rafael Prudente (MDB) e outro comandado por Abrantes.
Os dois candidatos têm a simpatia do novo governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), fato que o fez ter preferido manter distância das negociações dos distritais. O afastamento do novo titular do Buriti motivou Abrantes a permanecer na disputa, apesar de contabilizar sete dos 24 votos. Prudente já soma a maioria.
Embora mantenha a candidatura para a presidência, o grupo de Cláudio Abrantes não definiu quem ocupará funções estratégicas da Câmara Legislativa caso consiga vencer a briga. “Vamos até o fim e temos consciência do cenário que está aí”, afirmou o pedetista ao Metrópoles.
Por outro lado, a coligação de Rafael Prudente apresentou os nomes que concorrerão aos cinco cargos da Mesa Diretora: Rodrigo Delmasso (PRB) disputará a vice-presidência; Iolando (PSC) pretende ocupar a primeira-secretaria; Robério Negreiros (PSDB) tentará permanecer na segunda-secretaria; e João Cardoso (Avante), na terceira-secretaria.