Ciro e Lupi vêm a Brasília para convencer Joe Valle a disputar o GDF
Lideranças nacionais do PDT querem palanque no DF em 2018 e pretendem lançar o chefe do Legislativo local na disputa ao Palácio do Buriti
atualizado
Compartilhar notícia
O PDT nacional está convencido de que precisa ter um candidato majoritário para disputar o Palácio do Buriti em 2018. Nos próximos dias, duas de suas principais lideranças — o pré-candidato à presidência da República Ciro Gomes e o presidente nacional da legenda, Carlos Lupi — devem desembarcar em Brasília com uma missão: persuadir o presidente da Câmara Legislativa, Joe Valle, a se lançar na disputa ao Governo do DF. O distrital Reginaldo Veras também participará do encontro.
Joe Valle tem dito que vai seguir as determinações do partido e credita à direção da legenda a incumbência de fazer as alianças necessárias com siglas interessadas em compor o mesmo programa para as eleições do ano que vem.O objetivo seria criar palanque para Ciro, uma vez que o PDT nacional se afastou do PSB, partido do governador Rodrigo Rollemberg.
Apesar do discurso oficial, na última terça-feira (21/11), Joe encontrou-se com os colegas distritais Wellington Luiz e Rafael Prudente, ambos do PMDB; e Raimundo Ribeiro e Celina Leão, os dois do PPS. A conversa, segundo fontes próximas aos parlamentares, serviu para alinhar estratégias para a disputa ao governo local em 2018.
A presença de peemedebistas coloca em xeque a candidatura do ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF) e recém-filiado à legenda Ibaneis Rocha. Enfraquecido politicamente após ser preso por suspeita de corrupção na construção do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, o presidente regional da sigla, Tadeu Filippelli, convidou Ibaneis para se filiar ao PMDB.
O convite irritou outros nomes do partido, como Wellington, que negociava e tinha o apoio de parte dos peemedebistas na busca por uma composição com Jofran Frejat (PR). Nela, Wellington sairia candidato a vice-governador.