metropoles.com

Chapa de Alírio e Eliana Pedrosa força adversários a acelerar decisões

Nem o jogo do Brasil freou as negociações. Depois da partida contra a Sérvia, pré-candidatos encontraram aliados e devem anunciar parceiras

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Especial para o Metrópoles
alírio neto eliana pedrosa
1 de 1 alírio neto eliana pedrosa - Foto: Igo Estrela/Especial para o Metrópoles

Encontros e tratativas dos pré-candidatos ao Buriti e líderes dos partidos do Distrito Federal se intensificaram desde segunda-feira (25/6). Nem o jogo do Brasil foi suficiente para frear as negociações. Nesta quarta-feira (27), os políticos assistiram a partida vitoriosa contra a Sérvia e, depois, seguiram para reuniões a fim de tentar chegar a um acordo e anunciar os cabeças das coalizões locais nos próximos dias.

Com oficialização da chapa prevista para este sábado (30/6), Alírio Neto (PTB) e Eliana Pedrosa (Pros) se reuniram logo após o jogo da Seleção Brasileira com o objetivo de organizar o lançamento, fechar detalhes e debater apoios. Os dois serão os primeiros a apresentar a pré-candidatura ao Palácio do Buriti e o nome do possível vice. Se as eleições fossem hoje, Eliana seria a escolhida para a disputa. No entanto, a definição ainda pode mudar, a depender de acordos e possíveis parcerias.

Nos bastidores, é cogitada, por exemplo, a migração de Rogério Rosso (PSD) para o grupo de Alírio Neto. Um dos líderes da coalizão intitulada terceira via, o deputado federal deve conversar com o petebista nesta quinta-feira (28) para informar a decisão. Rosso e o senador Cristovam Buarque (PPS) estão, atualmente, unidos em torno do nome de Izalci Lucas (PSDB), mas o grupo, com nove partidos na composição, tem se dissolvido ao longo das últimas negociações.

Hora de definir
Na noite desta quarta (27), Buarque afirmou estar reunido com aliados e garantiu que, nesta quinta, vai tomar uma decisão sobre seu destino nas eleições de outubro. “Estamos todos aqui para comemorar a vitória do Brasil, mas não deixamos de discutir política”, pontuou.

Tranquilo mesmo estava Jofran Frejat (PR). Ele interrompeu a agenda de pré-candidato para assistir à vitória canarinha em solo russo. “Dei uma falta geral e fui ver o Brasil com a família. Afinal, daqui a pouco, eu que vou ser escanteado pela minha esposa”, brincou. Diante das indefinições de possíveis aliados, o ex-secretário de Saúde tem optado por intensificar o contato com os eleitores.

Joe Valle (PDT) e Izalci Lucas (PSDB) não retornaram as chamadas da reportagem para comentar seus próximos passos na corrida eleitoral.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?