Candidatos ao GDF focaram o tema saúde na campanha desta segunda (3/9)
Na rua ou na internet, buritizáveis aproveitaram o dia para reforçar propostas a fim de recuperar o setor
atualizado
Compartilhar notícia
O tema saúde ganhou destaque entre as promessas dos candidatos ao Governo do Distrito Federal (GDF) nesta segunda-feira (3/9). Ao menos cinco buritizáveis fizeram propostas para a área durante suas agendas em diferentes pontos do DF e na internet.
Em um centro comercial no Lago Norte, o deputado federal Rogério Rosso (PSD) voltou a mira para a gestão do governador e candidato à reeleição ao Palácio do Buriti, Rodrigo Rollemberg (PSB). Na ocasião, criticou mais uma vez o Instituto Hospital de Base (IHB), o qual promete, caso seja eleito, retornar ao modelo de gestão anterior, totalmente controlado pelo Estado. “A aposta que ele fez está saindo caro”, cutucou.
O mesmo assunto foi abordado por Rollemberg. Em apresentação do balanço da gestão da maior unidade de saúde do Distrito Federal, ele anunciou que irá transformar outros hospitais em institutos, em um eventual segundo mandato. “Esse é o nosso objetivo. Começando por grandes hospitais, como o Hmib [Materno Infantil da Asa Sul], HRT [de Taguatinga], HRC [de Ceilândia] e HRG [do Gama]”, adiantou.
Durante caminhada em Taguatinga, a ex-deputada distrital Eliana Pedrosa (Pros) prometeu reformar o Hospital Regional de Taguatinga (HRT), caso seja eleita.
O ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Distrito Federal (OAB-DF) Ibaneis Rocha (MDB) usou o Facebook para fazer promessas: salários em dia; novos concursos; fim das filas para exames, atendimentos e cirurgias; leitos de unidades de terapia intensiva (UTI) ampliados; e postos de saúde funcionando em todas as regiões administrativas.
A internet também foi escolhida pela docente da Universidade de Brasília (UnB) Fátima Sousa (PSol) para divulgar seus projetos. Na saúde, ela se comprometeu a zerar a lista de espera de consultas especializadas, procedimentos diagnósticos e terapêuticos. Fátima não teve agenda externa nesta segunda (3/9), por causa de uma dor no tornozelo.
Outros candidatos
Novos compromissos do economista Júlio Miragaya (PT) foram firmados com rodoviários e servidores públicos. Entre as 13 propostas feitas aos profissionais do transporte, segundo Miragaya, está a de manter o emprego dos cobradores, caso seja eleito. “Eles estão sendo sistematicamente ameaçados de demissão por conta de catraca eletrônica. Nesse momento, não há outra coisa a fazer se não garantir trabalho”, explicou.
O deputado federal Alberto Fraga (DEM) dedicou esta segunda (3) a buscar apoio do empresariado. Em três encontros com representantes do setor, o buritizável se comprometeu, por exemplo, a criar o Na Hora Empresarial, a Subsecretaria de Micro e Pequenas Empresas, um Feirão do Emprego, além de investir em segurança.
O professor Guillen (PSTU) aproveitou a manhã para panfletar em frente a uma escola do Cruzeiro. No restante do dia, participou de entrevista e de gravação de peças publicitárias para rádio e TV.
O empresário Alexandre Guerra (Novo) tinha dois compromissos em sua agenda: entrevista e reunião com lideranças do Riacho Fundo II. O general Paulo Chagas (PRP) também foi entrevistado e ainda separou um tempo para encontrar-se com candidata da coligação.
O bancário Renan Rosa (PCO) não divulgou a agenda.