metropoles.com

Candidatos ao Buriti revelam como vão fisgar votos a um mês da eleição

De forma unânime, todos os postulantes ao GDF dizem investir em caminhadas e visitas às cidades para conquistar de vez o eleitorado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock/Foto Ilustrativa
eleições
1 de 1 eleições - Foto: iStock/Foto Ilustrativa

Com o início oficial do mês de setembro, os candidatos ao Governo do Distrito Federal têm pouco mais de um mês para fisgar de forma definitiva a confiança do eleitorado. Para a nova fase da campanha política, os postulantes prometem intensificar o contato com os brasilienses e mirar nas principais reivindicações dos moradores das mais variadas regiões do DF.

Para o atual governador Rodrigo Rollemberg (PSB), que tenta a reeleição, o momento requer frisar à população do DF as armas do candidato para combater a corrupção. “Continuaremos mostrando à população as realizações do primeiro mandato. Estaremos cada vez mais perto dos cidadãos, com caminhadas, panfletagens e conversas. Arrumamos a casa, agora vamos fazer muito mais”, pontuou.

Na reta final da campanha, Eliana Pedrosa (Pros) mapeou as cidades que vai visitar e investirá em regiões onde ainda não deu atenção suficiente. A candidata diz manter uma campanha propositiva até o fim e garante ser contra ataques aos concorrentes.

Estou muito entusiasmada com a resposta das ruas. Temos visitado cada canto do Distrito Federal para ver e ouvir de perto o que cada região tem a contribuir para melhorar a qualidade de vida dos moradores

Eliana Pedrosa, candidata ao GDF

Por ter pouco recurso financeiro disponível, o postulante pelo DEM, Alberto Fraga, vai investir na agenda externa e gastar “bastante sola de sapato” em encontros com eleitores. “Neste mês vou continuar buscando apoio político e debatendo com segmentos organizados o nosso plano de governo. Vou levar ao conhecimento da população o que vamos fazer, principalmente, nas áreas de saúde, segurança e educação”, destacou.

Incremento de agenda
Com o ritmo acelerado, o emedebista Ibaneis Rocha também tem se revirado para aproveitar ao máximo a reta final da campanha e conquistar o eleitorado. Afinal, ele é um dos únicos que nunca se candidatou a cargos eletivos. “É preciso conversar mais e furar o bloqueio de parte da mídia. Eles parecem torcer para que tudo fique igual, nas mãos dos políticos profissionais de sempre. Agora vamos incrementar a agenda até o final da campanha”, disse.

A candidata do PSol Fátima Souza está com a campanha nas ruas e pretende revisitar algumas das 31 regiões administrativas, especialmente onde a chapa ganhou força. Além de intensificar o diálogo com eleitores indecisos, a professora também garante apontar as hipocrisias e demagogias dos demais concorrentes. “Não fazemos promessas, firmamos compromisso de governar com uma participação efetiva do povo nas decisões”.

O general Paulo Chagas disputa o Palácio do Buriti pelo PRP e espera que a carreata agendada com o presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) servirá de alavanque para esta segunda etapa da campanha eleitoral do DF. O evento está marcado para a próxima terça-feira (4/9), em Ceilândia, e servirá de marco para o posicionamento definitivo do general na disputa pelo GDF.

Apoio da militância
Entre os mais pontuados pelas recentes pesquisas, Rogério Rosso (PSD) manterá a agenda de visitas às comunidades para ouvir reivindicações e sugestões da sociedade, sem esquecer de explicar o plano de governo.

Continuaremos a apresentar as medidas que tomaremos a partir do primeiro dia de governo para resgatar o DF e retomar o desenvolvimento econômico e social. Nossos candidatos majoritários e proporcionais da coligação estão nas ruas e juntos da população

Rogério Rosso (PSD)

Alexandre Guerra do Partido Novo também manterá a presença nas 31 regiões do Distrito Federal com a proposta do partido de renovar a política. “Estamos crescendo muito por apresentar uma campanha totalmente inovadora. Quem faz a divulgação não são cabos eleitorais contratados, e sim eleitores convictos do Novo, isso faz toda a diferença. Engajamento só nós temos, essa é nossa grande vantagem para vencer a velha política”, acredita.

Representante do PT na disputa, Julio Miragaya tem apresentado o programa do partido e garante aumentar a presença nas redes sociais e nas atividades de rua, com a participação de apoiadores. O petista também afirmou que a recente decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de impedir a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não atinge a campanha local.

“Cada vez mais fica clara a partidarização da Justiça brasileira e a grande perseguição ao ex-presidente Lula. Mesmo assim, estamos firmes e confiantes com a análise dos recursos impetrados a favor daquilo que ele sempre representou para o Brasil. Se Lula estivesse solto, viria à Brasília, mas com essa impossibilidade, continuamos levando o nome dele e mostrando todo o legado deixado por ele ao nosso povo”, disse.

Calendário
Nas eleições de 2018, os eleitores do DF vão eleger no dia 7 de outubro presidente da República, governador, dois senadores, oito deputados federais e 24 deputados distritais. O dia 4, no entanto, é o prazo final de exibição de propagandas e programas de todos os candidatos. Veja o cronograma completo:

7 de setembro:  fim do prazo para a Justiça Eleitoral julgar todos os pedidos de registro de candidaturas, que vão concorrer ao pleito;

2 de outubro: nenhum eleitor pode ser detido ou preso a partir desta data, salvo em flagrante delito;

4 de outubro: último dia de debates no rádio e na televisão e fim da propaganda política;

6 de outubro:  fim da distribuição de material gráfico, caminhadas, carretas, passeatas e carros de som;

7 de outubro: primeiro turno das eleições;

28 de outubro: segundo turno das eleições.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?